quarta-feira, 16 de julho de 2008

Morar em Manchester: sonho ou pesadelo?


Lugar de sonho

Quando soube que viria morar em Manchester, fiquei um pouco assustada em ter que alugar um flat pela internet. Todo mundo dizia que o Mário deveria ir primeiro , conhecer a região e alugar depois de conhecer o local. Na teoria, acho que é o certo a se fazer, mas na prática, é inviável! Não acho que esta decisão tenha que ser unilateral, acho que tem que ser um acordo. Além disso, não queria ser “poupada” deste estresse inicial e sobrecarregá-lo com mil e uma responsabilidades logo de cara. Ou se está junto, ou é cada um na sua... Optei por ser ativa e resolver tudo junto, em parceria!

Achei muito difícil confiar nos anúncios da internet. Procurei pelos sites da Right Move e da Gumtree que são bem conhecidas. Mas no final, tivemos a sorte de receber uma proposta de locação de uma pessoa da Universidade de Manchester que estava saindo de férias por 1 ano e deixaria o flat montadinho para um casal. Vimos as fotos, nos apaixonamos e viemos confiantes do bom negócio. Deu certo! O flat é em Haton Moor, é um sonho de lugar, fica na cidade de Stockport, colada em Manchester, um lugar infinitamente melhor para se viver!

Detalhe, se você não tiver um fiador e for alugar por uma imobiliária poderá no ato do seu contrato (Tenancy Agreement) ter que desembolsar de 1 a 3 aluguéis antecipados - Pesadelo!!! No meu caso, paguei 1 apenas, ele foi depositado e me será devolvido no momento de minha saída, caso esteja tudo ok com o imóvel!

Por saber o sofrimento que é a transição de um lar no Brasil para um flat em UK e atendendo a pedidos, faço abaixo uma breve descrição dos locais bons e nem tão bons de Manchester para se viver. Mas saiba, isso é um ponto de vista, amparado por opiniões coletadas na comunidade “Brasileiros em Manchester” e, portanto, opiniões subjetivas, apesar de virem de compatriotas! Importante: Manchester é rodeada de pequenas cidades, algumas boas, outras nem tanto. Todas são praticamente coladas, e ficam geralmente de 15 a 30 min de ônibus de distância do centro.

City Centre – área muito cara, tumultuada, pouco arborizada. Há quem prefira morar num quarto ruim no Centro do que num flat fofo, mais afastado. Mesmo gastando mais em condução para chegar ao centro, compensa em minha opinião morar afastado do centro. Devido aos inúmeros pubs, é neles, à noite onde também ocorrem alguns incidentes pela bebedeira do povo.
Didsbury - bairro excelente! Melhor lugar para se viver! Muito residencial, alto nível, arborizado...
Município (Borough) de StockPort – é onde eu moro. Tem áreas ótimas e algumas ruins, mas no geral é boa sim! Eu moro em Heaton Moor, que é super fofa e residencial. Arborizada, cheia de praças, ruas calmas, escolas...
Bolton - cidade vizinha tranqüila.
Bury - cidade vizinha tranqüila e em alguns pontos bem rica!
Wigan - cidade vizinha a Salford. Tem áreas tranquilas e outras críticas (principalmente as próximas à Salford.
Trafford - Razoável... É uma região com vários bairros diferentes entre si.
Tameside – região tranquila com vários bairros bons.
Ashton Under Lyne - um bairro da região de Tameside. Tem partes boas e outras ruins, mas no geral é tranquilo.
Sale - muito bom.
Rochdale – tranquila, mas tem regiões mais críticas próximo a Oldham.
Oldham – tem áreas tranquilas, mas muitas com maioria da população muçulmana (nada contra!), que aqui é tida como uma parcela marginalizada.
Fallowfield - razoável. É próximo à Oxford Road, onde fica a Universidade de Manchester. A avenida principal que desemboca na Oxford é bem movimentada, barulhenta, não é legal, mas as perpendiculares parecem ser boas e cheias de estudantes.
Hulme – não é muito boa, é um lugar um pouco feio.
Rusholme – ruim. É o famoso “Curry Mile”, uma região cheia de restaurantes étnicos, comércio de imigrantes... É o local das minorias (nada contra!!), bem sujo e tumultuado, no geral. Entretanto, há ruinhas que parecem ser legais no entorno, próximas ao Platts Field Park, que é lindo, mas não conheço bem para dar uma opinião.
Salford – Tem uma área bemlegal e moderna,mas temumaárea mais antiga e periférica ruim, famosa pelo alto índice de violência em comparação com outras áreas da cidade.

As regiões que não considerei boas são pontos com índices de violência maiores. Lá moram pessoas do bem, mas há marginais também. Os aluguéis são menores nestas regiões, pois grande parte são as “council homes”, onde residem pessoas com determinados problemas (seja desemprego, pobreza, delinquentes, desocupados, ex-presidiários), é também onde há mais albergues (para onde há ex-presidiários para reintegração social) e casas para recuperação de jovens delinquentes.

Para se ter uma idéia, um aluguel médio para um flat legal fora do centro oscila entre 450 e 600 Pounds. Acrescente a este valor contas de gás, água, luz, Council Tax (que varia de acordo com a região, e se quem reside é estudante, podendo ser de 40 a mais de 140 Pounds por mês), TV License, tel e Internet (há planos, como o da Orange, que incluem tv, internet, tel fixo e cel a partir de 12 pounds mensais!) e terá uma despesa média de 650 a 700 pounds mensais. Para uma casal, somando compras, transportes e lazer, você chegará facilmente aos mil Pounds mensais!

Por isso, prepare suas economias e pense bem o esquema em que vai viver em Manchester, porque essa mudança pode facilmente ser um sonho; mas pode também ser um belo de um pesadelo!

Bons sonhos para você!

20 comentários:

Jorge Filipe disse...

Adorei o post!
Muito obrigado!

Alena Nobre e Luciana Hodges disse...

ólá, Marina...
Adorei seus comentários! São realmente úteis! Será que você poderia me dar algumas dicas a mais? É que provavelmente irei estudar na Harris Manchester por cerca de 6 meses e gostaria de saber mais detalhes de como me acomodar por perto... com um detalhe: irei com meu esposo e filha, que estará na época com 2 anos de idade. Se puder me ajudar, agradeço. alenacabral@yahoo.com.br

Unknown disse...

Olá. Estou indo morar em Manchester. Gostei das dicas mas preciso de mais informações. Se puder entrar em contato, agradeço. Att., jafcosta@gmail.com

Marcio Nel Cimatti disse...

Excelente post para quem está indo morar por aí!!

Abs!!

Marcio

Unknown disse...

Olá, Marina, obrigada pelas dicas!
Estou pensando em fazer um curso de inglês em Manchester, ano que vem. Recomendaram a Kaplan Aspect. Um curso de 8 semanas sai por 1.480 pounds. E a acomodação sairia pelo mesmo preço, em casa de família, com duas refeições e quatro + banheiro privativo.

O que me diz do preço da acomodação?

Se puder me ajudar, agredeço.

Veridiana
(veridianas@gmail.com)

Anônimo disse...

preciso de ajuda? posso contar com você?
aguardo retorno
ponto-doce@hotmail.com
Grato
Leonardo

Octaciano disse...

Olá Marina.
Muito bom o seu post.
Eu ouvi falar que em Burnage, tem lugares baratos pra alugar. O que vc pode falar de lah?

Marina disse...

Olá Octaciano!

Burnage fica ao sul de MCR, entre Didsbury e Stockport, que são duas excelentes regiões. Eu morei em Stockport e realmente, por ser um pouco mais afastado do centro, o bairro é mais barato. Burnage deve ser mais barato tbém, e tem muitas ruinhas residenciais legais, mas é um bairro mais movimentado do que Stockport, com mais comércio e trânsito. Procurando bem, vc deve achar um lugar bem legal e acessível sim!

Espero ter ajudado! ;-)

Marina

Joyce disse...

Oi Marina!!!
Parabéns pelas observações postadas sobre a vida em Manchester. Eu estou indo com meu esposo e filha no mês que vem para ele fazer o doutorado,ficaremos por 3 anos e tenho alguns receios pois não sei falar inglês e tenho que aprender. Sabe me dizer se tem algum lugar que ensine inglês para brasileiros?
Agradeço desde já e continuarei tirando minhas duvidas contigo
joy_mat@hotmail.com

Joana disse...

Olá,

Eu e o meu marido vamos viver para Manchester. Ele já tem trabalho vai ganhar 500libras por semana.
É possível ter uma vida normal sem eu ir com trabalho vivendo só do salário dele?

Marina disse...

Oi Joana!! É perfeitamente possível! O meu marido e eu moramos 1 ano lá com uma bolsa de 700 Libras! Lógico que levamos dinheiro e usamos mais ou menosumas 400 Libras nossas para complementar a bolsa,mensalmente. Não passamos fome, viajamos muito e nos divertimos demais! dava pra tudo, então, se você não quiser ter um padrão de vida de milionário, tenho certeza que o dinheiro será mais do que o suficiente!! Venha tranquila e boa sorte!

Paty e Binho disse...

Ola Marina, ja te enviei um convite do orkut, mas gostaria de pedir uma ajudinha pra vc... Bom estou tentando fazer uma pesquisa de quantas pessoas que falam a lingua portuguesa temos em toda Greater Manchester, estou tendo muita dificuldade... Tenho uma vaga ideia de como iniciar, mas ficaria feliz se tivesse sua ajuda... esclarecer ideias.... trocar informacoes ... obrigada!!!
Patricia Rocha, email: patriciarochaeduardo@yahoo.com.br

Fernanda disse...

Marina,
adorei o post, estou indo morar três meses ai em Manchester em julho e fico até fim de setembro, gostaria de saber como sao as condições climaticas nesse tempo, me falaram que chove muito ai, é verdade?

Marina disse...

Oi Fernanda!!

É verdade sim, chove muito em Manchester! Faz muito frio, chove e venta muito também, esse é o maior defeito da cidade, o clima, em minha opinião... Mas também faz dias lindos, de vez em quando... rsrsrs

Boa sorte!

Anônimo disse...

olá Marina muito obrigado pelos seus comentários, sao de muita valia, mas tambem espero ir viver para manchester dentro de 2 meses´com meu marido e filho de 12 anos, tenho uma amiga que me vai receber e diz q se responsabiliza por mim, mas q para meu marido sera dificil responsabilizar-se por ele, e se ele nao poder trabalhar é pior, me ajude em ideias, nao quero deixar aqui meu marido e ir sozinha, ele é portugues e eu moçambicana. a profissao dele é cortador de carnes verdes, por favor mr ajude, que farei?
Beijinhos
Yolanda

Marina disse...

Yolanda, realmente, é muito triste ele ir e vocês ficarem. Sugiro que ele vá primeiro e procure algum trabalho em restaurantes, porque há bastante procura para este tipo de serviço e encontre algum lugar para vocês morarem.

Ou, caso prefira, vá sob responsabilidade de sua amiga, porque logo ele deve estar em condições de sustentá-los também.

Sorte para vocês!

A Pinzon disse...

Estou entre Londres e Manchester, pelas caracteristicas gerais escolheria Manchester sem pensar, o problema é que estou indo com dinheiro para uns 6 meses.
Minha intenção é no futuro trabalhar na minha area aqui no Brasil ( professor ), mas no começo sei que vou pegar qq coisa, ai te pergunto , como esta a questão de emprego em Manchester?

Marina disse...

Infelizmente, não estou mais na Inglaterra. Meus amigos que moram em Manchester nunca tiveram problema para encontrar trabalho, por isso acho que vc pode ser otimista se for para lá. Manchester tem um custo de vida muito menos que Londres, então pense bem antes de fazer sua escolha!

Boa sorte!

Bjos!

Composições Amigo Jose Emery disse...

Olá Marina, tudo bem, gostaria de saber vocë ainda mora em Manchester? Posso abusar um pouco de vocë, pois farei um curso de 1 mes intensivo em ingles e gostaria de saber se o custo de vida ai é mto alto e se o clima em outubro é mto frio ?

Carlos Aboim disse...

Gostei muito das suas dicas. Sou tuga a morar rm PT e estou a pensar em me mudar para Manchester. Ja tenho emprego e onde morar ainda assim valeu pelas dicas