terça-feira, 1 de julho de 2008

O Brasil em UK


Homenagem ao Pelé, que inaugurou o Museu do Manchester United!

Quando se viaja para outro país, tudo o que se vê do seu país natal adquire cores especiais... Quando assisto a um dos mil canais da BBC, fico sempre na expectativa de ouvir algo do Brasil; algo sobre o caso Isabella, ou sobre uma CPI qualquer, algo sobre os achados de petróleo da Petrobrás, ou até sobre a morte da Ruth Cardoso, que me parece algo digno de uma cobertura da mídia. O que vejo na verdade, são notícias sobre as eleições no Zimbawe, sobre Wimbledon, sobre o show do Mandella no Hyde Park, em Londres, ou sobre o caso do marido maluco que matou a esposa e a filhinha em Boston, um caso Isabella americano.

Quando dizemos que somos brasileiros, as pessoas ficam chocadas "Really? From Brazil? Did you come all that way long? There are no Brazilians here..." Diferentemente do que acontece em Londres, onde há mais brasileiros do que ingleses, em Manchester não se ouve português, aliás, o pouco que se ouve tem sotaque angolano... Assim, inexpressivos, somos um país fantasma por aqui. Para não dizer que não se ouve nada do Brasil, não há dia em que não tenha uma foto do Ronaldinho Gaúcho nos jornais. Mas é só! Não vejo Gisele Bunchen em outdoors, não leio nada de interessante sobre o Brasil em lugar nenhum.

Nos mercados entretanto, há "Whole Brazilian Nuts" (Castanha do Pará), sucos de laranja e muitos bombons brasileiros. Pelo que vi até agora, não tem nada de "Brasil pra inglês ver", para os ingleses, somos ainda um mercadinho de esquina, fornecedor de "groceries", jogadores de futebol e mão de obra barata. What a shame...

2 comentários:

Lorena disse...

Meu, muito bom!
Pq vc não divulga seu blog em umas comunidades do Orkut?!

Boa essa do Pelé!!

bjo!

Lorena

Elaine Leme disse...

amiga, podexa...vou ser sua correspondente brasileira. rss

alias, eu postei ontem no meu blog as perolas bombasticas faladas aqui. Lembra? olha la.

beijos