segunda-feira, 14 de julho de 2008

Fins de semana em Manchester


Vista do Lyme


Fonte do Lyme


Lago do Lyme


Palácio do Lyme Park

Quando a verba é curta para viajar nos finais de semana, a saída é aproveitar a folga na cidade mesmo! No Reino Unido, o governo investe muito em cultura, então grande parte dos museus é de visitação gratuita. Em Londres, são praticamente todos, se não me engano, só o Madame Tissaud, museu de cera é que é pago. O governo também patrocina a leitura, por isso, os livros são muito mais baratos do que no Brasil, por exemplo. Em Manchester, vale a pena conhecer a Manchester Art Gallery, O Manchester Museum e a Whitwhorth Gallery, todos lugares sensacionais e gratuitos!

Andar pelas ruas históricas também é uma delícia; igrejas e bibliotecas medievais, praças e parques cinematogáficos, calçadões cheios de gente pra lá e pra cá. De quebra, ainda é bem comum deparar-se com músicos de primeira em estações do metrô e nas sarjetas, tocando de Mozart à Oasis, para o deleite dos que transitam a pé.

Em Manchester, a capital do Rock na Europa, berço de bandas como os Smiths, Oasis, Take That, Joy Division, New Order, entre outras tantas, o que não faltam são shows para assistir durante o final de semana. Para ficar por dentro do que está rolando, uma dica é o site Live Nation, que mostra todos os shows agendados para o ano.

Para quem quiser aproveitar o domingão no parque, sugiro o Lyme Park É uma delícia! Jardins, fontes, lagos, gramadões para piqueniques, música clássica, montanhas com alces (tudo bem, eu não vi nenhum, mas eles juram que eles moram ali), o Palácio Elizabethano onde foi filmado o filme “Orgulho e Preconceito”, além de lojinhas fofas e restaurantes.

Os Macunians, ou os "Manchesterianos", na nossa língua, adoram festivais também! Por isso, todo final de semana do verão (estação do ano em que não neva em UK) há feiras de rua, exposições, bandas em parques, competições esportivas... Para não perder nada, aconselho acessar o site Pride of Manchester, que tem tudo explicadinho!

Mas se mesmo com todas estas programações o clima não te inspirar para ficar na cidade, conte sempre com a baratíssima Megabus e com o site de hospedagens da Booking.com e agilize um fim de semana baratinho nas interessantes redondezas: York , Blackpool - que é praia, e Liverpool, que ficam todas perto de manchester e são fáceis de chegar!

Então, para não fazer programa de ínido na terra da Rainha, saiba que Manchester é por sí só, uma viagem! Para conhecer mais sobre Manchester: Imagens e Viagens.

E boa viagem!

2 comentários:

Elaine Leme disse...

nossa! eu ia amar ai!

Jorge Filipe disse...

Olá!
O blog está perfeito, parabéns!
Vc poderia postar futuramente uma lista de bairros bons pra morar (com baixos indices de violencia) e a média de preços?
Obrigado!