segunda-feira, 7 de julho de 2008

Pets no Reino Unido


Razão pela qual ninguém tem cães aqui...

Se você pensava que quando viesse para o Reino Unido poderia trazer seu pet na bagagem, pode deixar seu cachorrinho na chuva, porque a coisa não é bem assim não... Por incrível que pareça, os pets encontram ainda mais dificuldades do que nós para passar pela imigração de UK. Eu mesma, precisei encontrar um lar para os meus dois cães ficarem até o nosso retorno, porque não conseguiria arcar com todos os custos deste processo para trazê-los para cá. Só para se ter uma idéia, para manter 2 labradores em um hotelzinho no Brasil (desses mais simples) por 12 meses, eu precisaria desembolsar entre 800 e 1000 reais mensais; sorte que encontrei uma "Brigitt Bardot" abençoada que aceitou abrigá-los se eu bancasse apenas a ração.
O que ocorre é que pelo fato de a Raiva não ter sido erradicada no Brasil, cães e gatos só são bem-vindos por aqui se seguirem uma via crucis, uma maratona de procedimentos que foi estipulada pelo PETS (Pets Travel Scheme)...

Primeiro, o animal deverá ficar em Quarentena, isolado no Brasil por 90 dias a partir da data de coleta do sangue para o exame de raiva. Depois, deverá ser Microchipado (com identificação dentro do padrão europeu). Na sequência, o dono deverá atualizar a sua carteira de vacinação, cadastrar o seu microchip junto ao órgão internacional, providenciar a titulação de anticorpos contra a raiva, além do atestado do veterinário comprovando que o animal esté em condições de viajar e que foi devidamente tratado contra pulgas e carrapatos.

Após esse prazo inicial, ao entrar no Reino Unido, o pet será submetido a outra Quarentena, agora de 6 meses! O processo é longo e custoso. Pois nesse período todos os custos com o animal, desde a transpostadora, assim como as vacinas e o local que o animal ficará durante as Quarentenas, são por conta do proprietário. Outro item necessário é o Certficado Zoossanitário Internacional (CZI), emitido pelo Ministério da Agricultura Brasileiro.

Quando o animal é proveniente de algum País Europeu é necessário que seja "aprovado" pelos “21 dias de espera”. Tempo necessário para que seja comprovado a aplicação das vacinas e a aprovação do veterinário. Os 21 dias são contados a partir da primeira vacina contra a raiva antes da entrada do animal de estimação em um dos países da Europa.

Existe uma empresa no Brasil, chamada DOC-DOC, especializada em documentação de animais para viagens internacionais. Ou seja, se você já se encontra no Reino Unido e ainda deseja trazer seu animal de estimação, a empresa cuidará de tudo pra você.

Se seu amor pelo pet é tão grande que não dá para passar um tempo longe e você decide arcar com todos estes custos e esperas, saiba que quando chegar na Terra da Rainha ainda vai precisar educá-lo como um legítimo lorde inglês, porque multas para cocô na calçada e passeios em locais não autorizados vão de 50 a estrondosos 1000 pounds!!!Por isso, para desembacar seu melhor amigo no Reino Unido, você tem que ser mesmo apaixonado pelo pet e rico pra cachorro!

Um comentário:

Elaine Leme disse...

que absurdo tratarem nossos pequenos dessa forma. Se eu tivesse cachorro ai, eu ia passear com ele nas madrugas só para ele cagar nas ruas de toda vizinhança. rss

beijos