quinta-feira, 17 de julho de 2008

Trabalhar em UK


Décadence avec élégance


Quem chega à Inglaterra disposto a trabalhar tem que estar muito bem informado de como as coisas funcionam por aqui para não se arrepender depois...

Primeiro, o visto de trabalho: ou você tem passaporte europeu e trabalha o quanto quiser; ou você tem um Family Permit (por casamento ou como dependente de um estudante ou membro EEA), ou então, com seu visto de estudante terá o direito de trabalhar até 20 horas semanais. Dificilmente, algum empregador vai contratar quem não estiver com toda documentação certinha em mãos, até porque se forem descobertos pelo governo, pagam uma multa astronômica! Por isso, não vacile. Para saber as novas diretrizes para trabalhar em UK, acesse o site da UK Border Agency.

O que não pode é querer dar um “jeitinho brasileiro” e correr o risco de ser deportado ou preso, certo? Para evitar essa roubada, vale a pena ler os links do British Council!

Uma vez que conseguiu um trabalho, anime-se, no Brasil é mais difícil conseguir um emprego do que aqui. Isso até porque lá, é pouco provável que um estudante graduado queira trabalhar como faxineiro, por exemplo. Já na Inglaterra, a maioria dos brasileiros que vem a estudo acaba arregaçando as mangas para trabalhar pesado por aqui, e com isso, acabam quase sempre em subempregos, trabalhando em tarefas muito “inferiores” às que desempenhavam no Brasil. Nada mais comum do que encontrar compatriotas pós-graduados servindo mesas, arrumando camas em hotéis e na bilheteria de cinemas. Isso, porque para trabalhar na área de formação aqui é preciso ter o diploma reconhecido, o que pode ser um enguiço de se conseguir... Para conhecer os trâmites do processo, acesse o site da Fundaplub.

Aberto a descascar cebolas no porão, ser guardinha-estátua de palácio ou o próximo Primeiro Ministro da Inglaterra, não importa, em posse de seu Work Permit e de muita motivação, vá à caça da sonhada vaga! Murais de escolas, postes na rua, cabines telefônicas, bibliotecas, jornais e websites têm sempre ofertas de empregos! Para quem estiver em Manchester, o excelente site do Job Centre é perfeito!

E pense bem no que vai aprontar aqui na terra da Rainha, porque mesmo tendo um subemprego é preciso ter nobreza e jamais perder a majestade! Como dizem os franceses trrrrré metidos: “Décadence avec élégance”!

Um comentário:

Elaine Leme disse...

escrevendo em frances!...é quase uma poliglota. kkk

E você está trabalhando no que?