sábado, 5 de julho de 2008

Os 7 Passos da Alegria - Links essenciais!



Mário, trilhando os Passos da Alegria

Este texto é enorme, acho que nunca mais vou escrever algo tão grande neste blog. Mas sugiro ler até o final para não perder nenhuma dica preciosa!!!

Em psicologia há um constructo que define 7 fases pelas quais passa uma pessoa que recebe uma notícia muito traumática, como a morte de um ente próximo, ou a notícia de que está com uma doença terminal, por exemplo; são os “7 passos da agonia”: choque, negação, raiva, barganha, depressão, aceitação e esperança.

Primeiro, acontece um estado de paralisia, no qual a pessoa não assimila a notícia de tão dramática que é; no segundo estágio, ela se nega a acreditar, imagina que é alguma piada ou conspiração, mas que tudo voltará ao normal em breve; no terceiro, ela começa a entender e sente muita raiva, culpa, medo, tem ódio de Deus, do mundo, de si mesma; no quarto momento a pessoa tenta “negociar” com o “destino, ou Deus..”, faz juramentos, promessas, tenta barganhar seu presente em troca de um futuro melhor; no quinto estágio vem a depressão, a certeza de que é impotente diante das circunstâncias; no sexto, passa a aceitar a nova condição e no último, eventualmente, passa a ter esperança de um futuro melhor, de que essa condição tão terrível vai acabar, seja com a superação do trauma pelo tempo, ou pela própria morte.

Imagino que para algumas pessoas mais despreparadas, a vivência no exterior possa levá-las a trilhar este caminho pouco animador. A pessoa poderia ter vindo para acompanhar o marido (ou esposa), transferido a trabalho, por exemplo, e não se adaptar de modo nenhum. Para evitar ciladas e arrependimentos futuros com a escolha (ou a necessidade) de morar no Reino Unido, sugiro que o pretenso imigrante estruture bem essa mudança.

A partir da experiência que tive e estou tendo; defini, em oposição aos “7 passos da agonia”, os “7 passos da alegria”: 1)Festa de Despedida I; 2) Preparando a sua Chegada; 3)Festa de Boas-Vindas; 4)Desbravando a vizinhança; 5)Desbravando o Continente; 6)Plenitude e, fechando o ciclo, 7)a Festa de Despedida II.

1) Festa de Despedida I - Para sair do país de residência com tranqüilidade, você deve estar atento às suas contas em bancos – deixe alguém de confiança em porte de procurações que dêem direitos de manipular seus bens e aplicações em caso de necessidade e às e suas pendências financeiras – quite as dívidas ou ponha tudo em débito automático, caso permaneça com contas ativas; compre moeda estrangeira e traga um cartão de crédito internacional, ou de débito! Recomendo fazer o cartão de débito do Banco Rendimento, da empresa Cotação, que tem bandeira visa e é aceito em todo canto... Não tem anuidade e com ele você pode sacar ou pagar contas, pagando apenas 2,5 Euros por saque. É como um cartão recarregável: você deposita um valor em reais, eles convertem para euros (câmbio de mercado) e você usa o cartão com este saldo. Tendo costurado bem sua partida, agite uma, ou várias, festas de despedida e caia de vez no mundo!

2) Preparando a sua Chegada – Um novo mundo te espera, então, para não cair de pára-quedas e não entender o que se passa, tome algumas providências: estude inglês, nem que seja pelo livro Maravilhoso “Inglês para Viagem e Dicionário”, da coletânea da Berlitz! Entre em comunidades de brasileiros do Orkut, como a “Brasileiros em Manchester” , que me ajudou demais! Conheci pessoas muito legais, recebi dicas essenciais e já tenho contatos garantidos! Para encontrar um  imóvel, acesse os links das imobiliárias right move e Gumtree , onde há inúmeros imóveis, com fotos e preços para todos os bolsos! Acesse também o Google Maps e certifique-se de que residirá mesmo próximo de onde quer estar! (Nada de morar muito perto de estações de trem ou metrô, a não ser que goste de acordar a cada 10 minutos com a sensação de um terremoto acontecendo!

3) Festa de Boas-Vindas – Agora que você já chegou com casa para morar, assinou um “Short tenancy agreement”, que nada mais é do que um contrato de locação de curto prazo (melhor assinar de 3 ou 6 meses antes de se arrepender) em que você terá que pagar 1 ou 2 aluguéis a mais na buxa, como um cheque calção, mas que será depositado pelo seu Landlord e será devolvido apenas na sua partida, caso esteja tudo bem com o imóvel; agora que você fez contatos valiosos em comunidades do Orkut, é só festejar a sua chegada! Eu tive a sorte de conhecer uma garota muito legal no Orkut e já cheguei com encontro marcado de boas-vindas!


4) Desbravando a Vizinhança –
Aqui tudo é muito mais fácil do que no Brasil! O transporte é bem estruturado, você chega onde quer, sem traumas. Os pontos de ônibus têm os horários precisos de chegadas e partidas, assim como trens e metrôs. Descubra com seu motorista de ônibus ou por meio do site da GMPTE esquemas de passes semanais, mensais ou diários (return tickets) para economizar e se perca com um mapa em mãos... Nada mais divertido do que encontrar inesperadamente lugares maravilhosos, com uma simples caminhada... Descubra também qual é o centro médico mais próximo da sua casa, leve um comprovante de residência, seu passaporte e se inscreva lá. Em caso de necessidades, você terá atendimento gratuito pelo NHS (Serviço de saúde do Reino Unido). Procure por bibliotecas e se inscreva. É gratuito e são como centros de informação, cheios de brochuras sobre tudo o que é preciso saber. Lá, também se pode utilizar a internet de graça, retirar livros, CDs e DVDs... caso precise abrir conta em algum banco, o NatWest é bem razoável, com uma carta da universidade ou do empregador, contendo o período em que ficará por lá, seu nome, data de nascimento e endereço, somado ao seu passaporte, você abre uma conta sem depósito inicial e sem tarifas. Adquira um celular!! São baratos e cheios de facilidades. Nós compramos na Orange, pagamos 20 pounds por 2 celulares e podemos ligar de casa (onde temos broadband Orange) de graça para eles.  Com estas providências iniciais, você está pronto para desfrutar o melhor da Terra da Rainha!

5) Desbravando o Continente – Uma vez que você já domina a sua região (o que deve levar umas 3 semanas, mais ou menos), comece o seu tour pela Europa! Existem empresas de ônibus, como a National Express e a Megabus , que oferecem tickets a partir de 1 pound. Outro dia, eu e o Mário pagamos 20 pounds para ir e voltar até Londres!

Caso a idéia seja ir mais longe, vale a pena pesquisar nas companhias aérea baratinhas: Just the Flight , ryanair , bmibaby , jet2 , easyjet ou as companhias de trem: Trainline  e de hotéis e albergues travelodge , hotels.co e late rooms

6) Plenitude – A esta altura, você já tem amigos, já conhece tudo na região, já fez um belo tour pela Europa e está fazendo aquele balanço de fim de festa, feliz porque fez tudo o que queria... E começa a pensar, será que devo ir embora, bem agora que peguei as manhas de tudo e estou tão bem adaptado? Por outro lado, você pode pensar que só curtiu tudo com tanta intensidade porque sabia que era só por um certo tempo e que logo iria acabar... Então, trate de fazer aquelas fotos que deixou para a última hora, comprar um monte de lembrancinhas para a família e amigos, fechar sua conta no banco, cancelar seu celular, quitar suas dívidas...

7) A Festa de Despedida II – Tudo foi ótimo, e chegou a hora de dizer adeus aos que vão ficar... Combine despedidas em pubs, regados às tradicionais amargas cervejas e fish and ships e faça as suas malas. Lembre-se: se você ficou mais de 1 ano, tem direito a levar tudo o que comprou, sem pagar impostos!!

Enfim, você vai voltar outro, certamente uma pessoa maior do que a que  saiu com lágrimas nos olhos do aeroporto... Se vai partir de UK com estas mesmas lágrimas que te embaraçaram no país de origem, é porque trilhou os passos certos, os “7 Passos da Alegria!”

É isso, espero que minhas pegadas facilitem o caminho de quem vier depois...

Um comentário:

Anônimo disse...

Bombástico!