segunda-feira, 21 de julho de 2008

Estação York: desembarcando no passado...


Jardins magníficos


Lotação nas ruinhas


Nós em frente ao York Minster


Os finais de semana em Manchester são animados, cheios de atividades e cultura para todos os bolsos. Mas por vezes, sentimos necessidade de mergulhar mais fundo em nossa história, e para isso, é preciso tomar um trem e viajar para um passado mais longínquo, mais primitivo, mais arquetípico... Com esse desejo de descobrir nosso elo ancestral com os livros de história geral do primário, rumamos para York!

A pequena cidade de York fica bem no coração da agrícola região de Yorkshire, a 2 horas de Manchester. Ela é a união de 2 cidades em uma só: a cidade medieval e a romana. Suas construções bem preservadas tributam sobre um passado cheio de sangue e de honras. Foi lá onde Costantino, o Grande, foi nomeado imperador em 306 e reorganizou a Grã-Bretanha em 4 províncias. A partir de 867, já após a retirada do exército romano, a cidade foi um centro viking. Hoje, York é a segunda cidade do reino Unido em termos de visitantes, só perde para Londres. Mas o que York tem de tão especial afinal?

York é fofa! Uma cidadezinha compacta, de ruas estreitas de paralelepípedos, cheias de construções históricas, lojas charmosas, casas de chá, chocolates requintados, pubs, praças deslumbrantes, museus, igrejas e a famosa catedral “York Minster”, a maior catedral gótica da Europa do Norte e que abriga o maior acervo de vitrais do mundo. Tudo tem aquela atmosfera mágica que parece evocar mistérios, paixões, batalhas e contos macabros de terror. Todas as noites há tours-fantasma pela cidade, onde turistas são levados aos locais ditos mal-assombrados, tumbas, torres e becos que têm um passado negro. Infelizmente, fui e voltei no mesmo dia, então não tive a chance de ver espíritos carnificeiros na cidade de pedra.

As atrações são inúmeras, mas como tínhamos apenas um dia e poucas libras no bolso, precisamos abreviar as atividades. Então, aqui vão as dicas de um roteiro enxuto, porque na cidade medieval de York é preciso ter bolso de nobre para dar conta dos gastos e tributos. Lá, tudo é pago, bem pago...

Para entrar na catedral, adultos pagam 5,5 libras; uma heresia. Para divertir-se no museu viking Jorvick são mais 8,5.O York Castle Museum,a Clifford’s Tower, os passeios de ferry boat,a famosa Ghost Walk, o city-tour e tudo mais o que se sonhar conhecer, custa sempre no mínimo 3 libras! A dica é então passear pelas lindas ruinhas (a Shambles Street é o máximo!), entrar nas várias igrejinhas com lápides, percorrer a muralha que circunda a cidade, xeretar as casas tortas e baixinhas que contêm informações sobre quem residiu, importância histórica, data de construção, etc. A cidade é um museu ao ar livre.

Para manter a linha viking, em York o comércio também é bárbaro! São inúmeras opções de presentes para levar e comer! Os pratos mais em conta costumam ser os fish and ships, mas se a fome não for grande, peça um prato do menu infantil, porque são fartos e mais bonitinhos!

Mas a maior dica é não deixar de conhecer a cidade. Se estiver em UK, planeje uma visita ao passado e vá para York. Saiba que é preciso de bastante antecedência para reservar um hotel, porque a cidade é muito procurada. Caso prefira fazer um bate e volta, o trem saindo de Manchester Piccadily sai por volta de 20 Libras por pessoa. Até que não é caro se pensar que vai viajar para mais de mil anos atrás...

Para conhecer mais sobre York

3 comentários:

Elaine Leme disse...

Amei suas fotos!

beijos

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom

Anônimo disse...

Whats up! I just wish to give a huge thumbs
up for the great data you’ve got right here on this post.
I will be coming again to your blog for extra
soon.

Feel free to surf to my website; best travel sites worldwide