segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Carnaval em Liverpool: o dia em que o Rock acabou em samba...



Ar Vintage...



"Arquibancada do samba"


Mangueira inundando Liverpool


Alegórico Jhon

Estive em Liverpool em 18 de junho, no legendário Cavern pub, onde entre gritos de Help! e choramingos de Hey Jude celebrei em família o aniversário de Paul McCartney. Mas, como Liverpool foi eleita a Capital da Cultura na Europa em 2008, a cidade não mais sobrevive do passado roqueiro que a tirou do anonimato e o motivo minha nova passagem por lá foi para entrar num novo ritmo...

Estratégia de marketing ou não, este ano o turismo de Liverpool é plural. Exposições, festivais de teatro ao ar livre, celebrações a Shakespeare, mostras de arte, lambanas e até carnaval são eventos programados para esquentar a agenda do ano. O carnaval foi neste sábado, 2 de agosto e eu estive lá, de olho no maridão, para conferir o samba na terra do rock, o cocar de penas no berço do corte tigela, o Brasil na terra da Rainha!

Para quem esperava sentir vibrar no peito a batida do tambor da Mangueira, o carnaval deixou a desejar; e os que esperavam ver mulatas de Sargentelli devem ter ficado decepcionados... Entre corpos brancos sobre saltos-agulha e o desfalcado batuque verde e rosa da Mangueira (que estava mais para "Esguicho", devido aos poucos integrantes), o show maior foi o calor que emanou da arquibancada! Dispersa sobre as ruinhas frias de Liverpool, a multidão globalizada acompanhou 2 horas de desfile na maior empolgação! E essa animação foi contagiante... A inglesas fantasiadas saltavam descordenadas tentando sambar; homens hipnotizados invadiam a “passarela” para tirar casquinha das passistas; as crianças vibravam, os flashes cegavam... E nós dando risadas de um carnaval café-com-leite que saciou desejos e fetiches dos ingleses.

No fim das contas, metonímia: apesar de menor e em terra estrangeira,a Mangueira revelou a sua grandeza; despertou o Carnaval latente que Liverpool mantinha adormecido e por alguns quarteirões confeiteou e serpenteou, tornando brasileiro o coração e os pés inquietos de todos presentes!

"A MANGUEIRA REDESCOBRE A ESTRADA REAL... E DESTE ELDORADO FAZ SEU CARNAVAL"

Mesmo com um Carnaval sem mulatas de Sargentelli, sem celebridades, sem a potência da bateria, sem mestre-sala e porta-bandeiras, mesmo assim, o Carnaval Latino de Liverpool foi a Sensação! Por algumas horinhas pelo menos, o samba abafou os ecos da história da bateria dos Beatles e sobrepôs os gritos adolescentes de suas fãs por gritos de desejo de homens maduros. E só por isso já valeu a visita do samba na terra fria do rock! Que essa visita a Liverpool nos deixe de herança um carnaval mais nobre e torne o solo real do rock mais quente de se pisar!

2 comentários:

Lorena disse...

Mariná, cara, demorou pra fazer uma parceria com sites de turismo! OU simplesmete promover seu blog lá, em comunidades do Orkut, em outros blogs. Entra de vez na comuniade!
Olha que eu sei que isso dá uma grana - e satisfação - pq nóis aqui paga bem caro pra uma blogueira....


Excelente!
bjo

Marilia Gabriela disse...

Já adorei o Carnaval dai: breve, mais calmo no desfile e mais quente nas arquibancadas. Este é intenção do rock, fazer o público se divertir, nem que seja com samba... ou Vando - Vc é Luz. Rs. Amei.
Bjos