segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Manchester Gay Pride - 10 dias de purpurina!









Para quem não sabe, a Inglaterra é um País muito avançado em relação à homossexualidade. A união civil entre pessoas do mesmo sexo é formalmente aceita pela legislação e ocorre com tanta freqüência como a entre casais heterossexuais. Por conta disso, ou por ter políticos e cidadãos engajados em fazer valer os seus direitos, (não sei se quem veio primeiro foi o ovo ou a galinha; só seio que os ovos são de purpurina!!!) o país assegura aos gays uma condição de vida livre de preconceitos e hipocrisia, o que acaba atraindo GLBTS (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Simpatizantes) de todos os cantos do mundo.

Assim, orgulhosa de sua diversidade sexual, de 15 a 25 de agosto, Manchester celebrou os 18 anos do Orgulho Gay da cidade, um movimento que completou a maioridade com uma série de atividades culturais, sociais, educativas, políticas e lúdicas. Foram 10 dias de purpurina que coloriram as ruas com bandeiras do arco-íris; os cinemas e teatros com obras na temática gay; palestras sobre adoção, união civil e saúde; atividades esportivas para o público, que culminará no Campeonato para gays - Pride Games, em setembro, e o animadíssimo Big Weekend, que foram 78 horas de ferveção em torno dos transbordantes canais da Gay Village, com baladas e shows poderosos para os que desembolsaram 17 pounds! Até o Boy George pintou por lá...

Logicamente, que tanta energia, ou melhor, gaynergia, tinha que explodir em cores numa big Parade! E foi o que aconteceu: das 2 às 7 horas da sexta-feira, o centro da cidade ficou interditado para carros e uma multidão de GLBTS se aglomerou para assistir ao desfile gay! O desfile em si foi um pouco xoxo, porque havia menos gays desfilando do que assistindo e a música era dispersa e inconstante; mas o interessante foi a abordagem que eles tiveram para expressar a homossexualidade.

Não foi apenas um desfile de drags, travestis, lésbicas e saradões de sunguinha que me deu um banho de purpurina... No início desfilou a polícia de Manchester, comprometida e participante da causa; desfilaram médicos e enfermeiros em trios-elétricos e ambulâncias, bombeiros no carro de bombeiros, casais de mulheres com seus filhos em carrinhos de bebês, motoqueiros barbudos em suas Harley Davison, esportistas com seus respectivos uniformes, ONGs para portadores do HIV, pais e mães de gays, donos e cachorros gays; enfim, foi um desfile democrático e civilizado com pessoas de todos os tipos para entreter e educar, não necessariamente nessa ordem.

A parada foi há 2 dias, mas até agora encontro purpurina nos cabelos. No fundo, acho que ela não vai sair é nunca mais, porque depois desses 10 dias de gaynergia na terra da Rainha, além da minha consciência GLBT-sexual, também cresceu minha Simpatia!

Um comentário:

Elaine Leme disse...

Ma, ja pensou se a moda pega aqui em Sampa?! 1 dia ja é demais, imagine 10! kkkk

Adorei as fotinhas!