sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O Inverno em UK: que seja eterno enquanto dure, ou...


Foto de Paula Mello Wigan



Quando vim morar na Inglaterra, sabia que encararia um inverno bem diferente do do Brasil, mas não imaginava que fosse assim, tãaaao diferente. Primeiro, porque todos me diziam que era bem raro fazer menos do que zero graus por aqui; e em segundo lugar, porque dadas as previsões das correntes “Al Gorianas”, com o aquecimento global, eu deveria esperar encontrar um clima mais ameno e não mais extremo!

Na verdade, dado o “verão” que passei aqui, deveria imaginar que o inverno fosse quase insuportável, mas custei a acreditar nos fatos e perceber que os termômetros britânicos não passariam além dos 3, 4 graus...

Dezembro foi um dos meses mais frios que a Inglaterra já enfrentou na história; aqui em Manchester; chegou a fazer -9 graus de madrugada!! Tivemos temperaturas semelhantes às da Rússia por aqui, mas sem a infra-estrutura que eles têm para suportar tamanha “friaca”! Isso porque por lá, todos andam com cobertores e produtos anti congelante dentro do carro, dirigem com correntes nos pneus e têm um guarda-roupa menos fashion e mais funcional do que os britânicos.

A primeira neve que vi cair em Manchester foi no dia dois de dezembro, uma nevinha fajuta, mas simpática. Exatamente um mês depois, veio a maior nevasca das últimas duas décadas em UK. E no dia dois de fevereiro, escolas, aeroportos e hospitais não funcionaram; nem os metrôs, nem ônibus, nem os carros circularam e, para piorar, algumas cidades ficaram sem suprimento de gás, deixando milhares de pessoas sem aquecimento em casa. E esse é um fantasma que assombra a vida dos britânicos: a ameaça do corte de gás, que é feito pela Rússia. Recentemente, o governo russo se estranhou com o da Ucrânia e ameaçou cortar o suprimento de gás para a Europa! Imagine o frio na espinha que isso não causou aqui por essas bandas semi-polares!

Gordon Brown tem sido criticado nos jornais por não ter tomado medidas preventivas para lidar com as intempéries climáticas, que se por um lado trouxeram caos a UK, por outro trouxeram a alegria de crianças e turistas, em pleno dia útil, fazendo guerras de neve e construindo gigantescos “snowmen” nas ruas fofas e brancas da ilha real!

Mesmo sentindo muito frio, esquecida de minha forma humana, dada a quantidade patética de roupas que preciso vestir para não petrificar nas ruas; mesmo desbotada e da cor da neve; mesmo desesperada por uma brisa quente à beira-mar, posso dizer que a experiência do inverno em UK é incrível!

Sei que sentirei saudades de ver flocos brancos rodopiando no jardim de um lado para outro numa manhã branca, e de ter a sensação de êxtase ao voltar da rua congelante e entrar em minha calorosa e aconchegante cozinha, e de grudar nos aquecedores da parede para um chá da tarde, e de deitar correndo debaixo de 2 edredons e um protetor de colchão elétrico enquanto aprecio ventos e fog do lado de fora...

Mas sei também que essa nostalgia do inverno europeu, essa saudade que eu já sinto do frio daqui só existe porque sei que não terei mais essas sensações e visões; então que venha com força total, com mais neve, com mais frio, com mais ventos; e “que ele seja eterno enquanto dure”, ou pelo menos enquanto durar o gás que vem da Rússia!

4 comentários:

Gabriel disse...

Nossa muito legal seu blog! Estava andando pela internet e descobri ele em uma comunidade no Orkut. Parabéns mesmo pelo blog, é muito legal. Espero um dia, após passar td maratona de vestibulares e td mais, viajar para Inglaterra, sonho de crinaça. Parabéns mesmo!

Marina disse...

Obrigada kaouru!!!
Só um conselho: se após sua maratona de provas vier comemorar por essas bandas, ou fazer um curso de inglês, venha no verão!! E lembre de trazer um guarda-chuva!!
Boa sorte!!

Bruno Romaniello disse...

Ola,

Estava procurando informações sobre Manchester no google encontrei o seu blog.

Estou morando em Manchester a 3 semanas, cheguei dia 01-02, não esperava encontrar neve por aqui! Em São Paulo estava próximo a 30 graus... nem roupa pra tanto frio eu tinha...rs

Ainda não conheço quase nada aqui - o meu inglês eh fraquinho - vim para aprender, de uma vez por todas, a falar inglês...rs Estou estudando no centro na Cross St. mas estou morando longe - próximo ao aeroporto.

Gostei das dicas, estive lendo outros post aqui no blog, vou fazer deste o meu guia...rs

Parabém pela inciativa

Marina disse...

Olá Bruno!! Obrigada pelo incentivo!

Seja bem-vindo à Manchester!! Você sabia que o povo daqui é conhecido pelo sotaque difícil? Então, prepare-se, porque vai ser difícil no começo, mas você vai aprender a língua pra valer aqui! Já o clima da cidade é famoso por ser um dos mais frios e úmidos de UK, então, lembre-se de carregar sempre um guarda-chuva e um casaco à tiracolo, mesmo quando chegar o verão!
Espero que o blog continue te ajudando!!
Boa sorte!!