segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

O futebol brasileiro e nós em campo no UK!


A paixão não é só fachada!


Meca do torcedor brasileiro em Manchester!


Pé na bunda do craque!!

Ontem cedo, Mário e eu fomos à estação de trem de Stockport comprar passagens para viajar para Windermere, no Lake District, a terra encantada de Beatrix Potter. O que não imaginávamos é que o atendente que nos vendeu as passagens, além de garantir nossa viagem para o próximo final de semana, também nos daria o passe perfeito para bolar a programação do próprio domingão!

O fato é que o moço era conversador e resolveu falar de futebol... Moral da história, ele nos deu uma aula sobre os jogadores brasileiros que estavam no Manchester City, mostrando que estava bem mais por dentro do que nós no quesito “brazucas em campo”! E para não dar bola fora, resolvemos rumar dali para o Estádio do City, o clube que tem como jogadores Elano, Jô e Robinho.

Dizem que o sonho do sheik Mansour bin Zayed Al Nahyan, o cabeça do clube, é montar um time só de brasileiros. Recentemente, foi notícia no mundo todo a oferta milionária que ele fez para trazer o Kaká, do Milan para cá. Entretanto, parece que nem a campanha do polêmico Robinho, que tirou seu time de campo e desapareceu misteriosamente dos seus treinos em UK e surgiu pedalando no Brasil bem na ocasião da proposta para o amigo (escapada que lhe rendeu uma multa equivalente a quase 1 milhão de Reais pelo clube) adiantou, e Kaká frustrou o sonho do sheik ao preferir continuar brilhando sob o sol do Milan a se encharcar sob as chuvas do Manchester...

Fofocas à parte, descobrimos que o clube fica na Sportcity, uma região toda futurística de Manchester, construída para abrigar os jogos do Commonwhealth Games, em 2002. Composta pelo estádio do Man City, velódromo, quadras de tênis e squash, pista de atletismo e academias, a Sportcity é a maior concentração de espaços dedicados à prática de esportes da Europa.

Quando chegamos lá no entanto, para nossa frustração, o museu e a visitação ao campo do City já tinham sido encerrados, mas a lojinha ainda estava aberta e demos um pulinho lá para captar um pouco do espírito do clube. Pelos vídeos que passam nos telões, a quantidade de camisetas com o nome de brasileiros e a fartura de bandeiras verde e amarelas, deduzimos que o futebol do Brasil é mesmo a paixão do sheik.

E graças ao futebol do Brasil, sentimos que existe certa simpatia do mundo em relação ao brasileiro. Pelé, Sócrates, Felipão, Kaká, Robinho, o "nosso futebol" é o assunto que quase sempre inaugura os bate-papos, quebra o gelo, aproxima as pessoas por aqui. E não dá para deixar para escanteio um esporte que se faz de metonímia, onde seu sucesso é (perigosamente) estendido ao seu povo, e que nos traz um mérito à priori, nos colocando numa condição de pessoas “especiais”, “exóticas”, “interessantes”. Porque é assim que somos vistos aqui, apesar de tendermos a imaginar que nos enxerguem como “cucarachos terceiro mundistas”.

Assim, voltando ao atendente da estação de Stockport, sou grata a ele. Tive que reconhecer que mesmo não gostando de futebol, é preciso “vestir a camisa” verde e amarela aqui em UK, porque muito provavelmente, será à custa dela que você, tupiniquim, vai colorir o sempre cinza céu de UK!

2 comentários:

Marcio Nel Cimatti disse...

Oi Marina,

O seu blog tbm está na minha lista.

O futebol ajuda no quebra-gelo e as vezes queima o filme do Brasil. Mas acho que na maioria das vezes a nossa "propaganda" é favorável.

Bjo!

Marina disse...

Com certeza Márcio, mesmo à mercê do Dunga e de algumas barberagens em campo, sinto que o que salva nosso filme é mesmo o Pelé!! Ele sim quebra o gelo de qualquer conversa por aqui!!:-))