segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

London VII: noitadas para todos os estilos!



Dizem que “a noite é uma criança” e no quesito noite, dada a quantidade de restaurantes, clubes, bares e casas de shows que possui, suspeito que a capital inglesa tenha algo a nos dizer...

Se Londres tem um lado todo certinho, cheio de tradições e ordem, como uma herança preservada pela realeza, ela tem também um lado bem pirado e vanguardista que coexiste e dá o ar de rebeldia que habita todo londrino que se preze. Isso pode ser notado no convívio pacífico das baladas caretas e das baladas extravagantes que formam o circuito da noite na cidade. Sorte do viajante, que pode optar entre fazer um programa padrão e um alternativo, sem a menor dificuldade.

No caso de preferir algo mais tradicional, o viajante pode começar com o clássico chá da tarde. O mais famoso da cidade é o do Hotel Ritz. Num ambiente digno da corte inglesa, o chá e seus acompanhamentos são servidos a partir de 37 Libras por pessoa. O único problema é conseguir um lugar, porque é preciso de 12 meses de antecedência para garantir uma mesa...

Na seqüência de um programa mais comedido, uma sugestão é que se vá a um dos muitos teatros de Londres, para assistir, por exemplo, a peça The Mousetrap (A Ratoeira), de Agatha Christie, que de acordo com o Guinness é a produção que está a mais tempo em cartaz no mundo (estreou em 1952).

Para fechar a noite, a dica é sair para saborear um típico fish and chips no Rock & Sole Place, o mais antigo e restaurante do gênero na cidade, que serve o prato desde 1871.

No caso de se tratar de um viajante mais ousado, pronto a contestar as tradições, uma alternativa é começar a diversão degustando escorpiões com chocolate no exótico Archipelago, eleito o número 8 na lista Top 10 Cool Concept Restaurants in the World (Mais Badalados Restaurantes Conceituais do Mundo). Dalí pode-se seguir para um dos mais inovadores e, indiscutivelmente, o mais gelado pub do mundo, o Absolute Icebar London. Ao preço de 12 Libras (por volta de 48 Reais hoje), o cliente recebe de cara uma bebida à base de vodka e um casaco poderoso para se esquentar, isso porque o bar é inteiramente feito de gelo e mantido a uma temperatura de 5 graus negativos. O problema (ou a salvação, ainda não sei bem) é que só é permitido ficar lá por 40 minutos. Imagino que para evitar hipotermias, ou talvez, o término do estoque de vodka...

Para fechar a programação, o viajante mais ousado pode terminar a noite e começar o dia num clube tido como um dos melhores da capital, o Egg, que reúne a moçada menos comportada em busca de música, dança, performances e festas temáticas até altas horas da madrugada.

Isso é só uma palhinha do que rola nas noites lúdicas da terra da rainha, um reino de tantas culturas e povos diferentes que tem diversão para todos os gostos. Então basta identificar o próprio estilo e cair na noite, porque a noite de Londres é mesmo uma criança!

Nenhum comentário: