quarta-feira, 25 de junho de 2008

Fish and Chips


Ai que saudade do pão de queijo, do bolo feito na hora, do frango à parmegiana, dos sucos naturais, das saladas fartas, das frutas à vontade... A comida dos ingleses é bem sem graça! Tudo com cara de congelado, gostos e cores artificiais, sabores de conservante com pimenta. Não sei como o povo aguenta!

O clássico parece ser o English Breakfast, composto por salsichas, ovos cozidos, pães com geléia e beans, o feijão, acompanhando chá com leite (misturados!); que combinação deliciosa!!! Para o almoço, eles comem fish and chips, bem gordurosos; no jantar, bebem no pub! Isso mesmo, sem comida! Fomos a um pub dia desses, às 8 da noite e quando fomos fazer o pedido dos pratos, nos disseram que a cozinha tinha fechado, agora era só bebida!!! O povo bebe muito, e de estômago vazio; depois escutamos na BBC rádio que a expectativa de vida de quem nasce em Manchester é a menor da Europa. Por quê será???

Os mercados até vendem alguns produtos saudáveis, mas são caríssimos!! Uma banana custa o equivalente a 1 real, é o preço do kilo no Brasil!! E os morangos, uma caixa por 3 pounds, ou melhor, uns 10 reais!!! Assim, só comendo porcaria mesmo.

A dica é ser criativo. Camarão é algo barato, cogumelos também. Macarrão ainda dá pra pagar e tomate cereja é caro, mas o único acessível ao bolso pobre do brasileiro. Então, o lance é fazer risoto de cogumelo com salada de tomate num dia, espaghetti com molho de camarão no outro; salada de tomate com camarões, acompanhando macarrão ao funghi numa semana, e assim vai... Com o jeitinho brasileiro vamos driblando a pobreza gastronômica da Inglaterra...

Vemos nas ruas que o inglês come bem mal! Estão tão obesos quanto os americanos e mais alcólatras do que os jovens do Brasil. Os que chegam do Brasil cheio de hábitos certinhos, com mania de comer barrinha de cereal e ir malhar 5 vezes por semana, tomar activia no café, comer salada, não beber, não fumar, pode ficar bem estressado por aqui. Eu e o Mário estamos assim. Bom, mas pelo menos activia também tem aqui!

Na hora do almoço, as praças ficam lotadas de gente comendo sanduíches, wraps, fish and ships, sentados em banquinhos, aglomerados com suas banhas sobresalentes, sob as árvores. Parece uma cena de Botero... Sorte que, passeando por um shopping de Manchester, encontramos um tesouro: "Boteco do Brasil", um quiosque de brasileiros em que se vende pão de queijo, Nescau, Bono, Zero Cal... Será um refúgio para acalmar a nostalgia da cozinha do Brasil...

3 comentários:

Marilia Gabriela disse...

Cara um máximo, acho que vou te visitar o mais rápido possível - comidas gordurosas, nada saudável, somente bebidas após as 20h e muito rock, não queria mais nada da minha vida, e tudo isso é quase uma obrigação, enquanto luto para dizer que tudo isso é absolutamente normal no meu país, em que o normal e almoçar mato com H2O, e beber somente aos fins de semana, ainda assim, na feijoada com pagode. Rs
Bos sorte, vc ganhará uns quilinhos, mas todos ficarão escondidos dentro das roupas fofas, que te deixarão ainda mais "fofa", mas tudo bem, ninguém vai notar!

Marina disse...

Sua doida!!! Tenho certeza que vai se acabar de vez aqui!!! Realmente, esse é o lugar perfeito para você! Venha logo me visitar!! Já eu, estou maus... Já perdi uns 2 kilos porque fico camelando pra cima e pra baixo e me recuso a comer fish and ships!!

Carol disse...

Fish and Chips, com C =)