quarta-feira, 18 de junho de 2008

A Chegada à UK


Há um terrorismo que ronda a vinda dos brasileiros para UK. Sabe-se que Heathrow, em Londres, é o aeroporto que mais deporta viajantes no mundo. A fila da imigração para quem não é um EEA National é imensa e assustadora. Nunca se sabe se de fato, mesmo com o visto num passaporte (para quem pretende ficar mais de 6 meses), se a Polícia vai nos interrogar por horas, nos mandar para uma salinha, deportar de vez ou liberar a passagem. Por isso, os momentos de maior aflição estão aí, na chegada...

Eu,mesmo com um visto (altamente burocático de ser obtido) de Entry Clearence - ou seja, de esposa de membro EEA National, tbém sou reavaliada pela Imigração. Quando cheguei, deduzi que por ter um visto de "Civil Partner", poderia ir direto com ele para a pequena fila dos europeus... Ledo engano, o guarda me deu uma leve bronca, disse que eu deveria ter entrado separadamente dele, na fila dos NON-EEA National. Tudo bem, nem me abalei. Fiz cara de surpresa, disse um "really?" bem sonso e entrei por ali mesmo...Mas não sem antes me sentir uma legítima treceiro-mundista...

Depois de eu e o Mário, que é cidadão europeu, termos tido que responder umas perguntas malas ao Imigration Officer (motivo da viagem, tempo de permanência, tema da tese de doutorado, etc...)eu ainda fui encaminhada a um humilhante Raio X de tórax. Por mais absurdo que possa parecer, e com a alegação de que seria no caso de eu estar com Tuberculose e para poder me tratar depois, acabei me sentindo uma cucaracha traficante. Fui a um lugar meio macabro, onde precisei me despir da cintura para cima. Agora, a Imigração me conhece mais do que eu mesma.

Depois do mico da entrada em Londres, conexão para Manchester. Uma confusão... Chegamos no Terminal 5 (vôos internacionais) e tínhamos que sair pelo Terminal 3 (vôos domésticos). Acontece que a sinalização é meio fraca... Tivemos que andar muito por escadas rolantes planas, descer para outros andares, pegar 2 trens - DENTRO DO AEROPORTO) para chegar ao local certo. E só conseguimos chegar em tempo depois de perguntar para meio mundo;as placas e tvs não bastam para que se chegue onde tem-se que chegar... Por isso, inglês é fundamental em UK... No fim, ainda ficamos na dúvida se pegaríamos as bagagens em Londres ou em UK. Apenas depois de perguntar para umas 4 pessoas é que entendemos que seria só no destino final. Stress!!!

Chegada em Manchester esquisita! Achamos todas as 4 malas gigantes, mas 2 delas estavam abertas!!! Sem cadeado e com o zíper aberto mesmo. Pensa que é só no Brasil que isso acontece?? Imagino se quem as abriu foi polícia, procurando por drogas, já que eu trouxe 2 pacotes de café do Brasil...

O fato é que não basta ter nacionalidade européia, ter Visto de permanência e chegar bem vestido e arrumadinho para pisar na terra da Rainha. A impressão do Imigration Officer a seu respeito é soberana à do que lhe concedeu o visto; por isso, se ele desconfiar de você, o seu visto pode não valer mais nada.

Apesar de estressante, confusa e demorada, a entrada em UK aconteceu.

Daqui em diante, espero entra na Inglaterra por outras cidades, por outros aeroportos, porque por Londres é mesmo uma chatice! "God save the Queen!!"

Nenhum comentário: