quarta-feira, 25 de março de 2009

Epílogo do Blog: você fez parte deste sonho!


Obrigada a vocês, testemunhas da nossa vida em UK!

A distância aproxima as pessoas. Essa é a conclusão que fica depois deste quase um ano aqui em Manchester, “longe” da família, dos cachorros, dos amigos... Descobri também que pátria é um conceito metafísico. O Mário é minha pátria, não o Brasil. Estando com ele, estou em casa...

Graças aos emails, celulares, skype e Orkut, as pessoas estiveram sempre presentes conosco. Acompanhamos daqui os primeiros passos de um sobrinho, os últimos dias de vida da minha avó, a gravidez e parto de minha irmã, alguns casamentos, a separação dos nossos pais de suas respectivas esposas, a venda da casa na qual passei 25 anos da minha vida. “Conversei” com meus cães e gatos, me solidarizei com a perda do emprego de colegas de trabalho do passado (grande Leme!!); aconselhei irmãs em crise sentimental, mães à beira de um ataque de nervos; consolei amigas hipocondríacas (fala Sílvia!!), papeei com internautas em busca de informação e dicas no UK e também busquei conforto e companhia, em momentos de alegria ou solidão... Tudo por meio desta “parafernalha” da comunicação.

Passaram por aqui em Heator Moor, onde moramos, nossa dupla de mães carentes; minha irmã caçula, Lorena; meu sogro; minha amiga de sempre Milena e sua mãe figura, Nadir; e a Elaine, vulgo “cabeça”, que pela primeira vez saiu do país, além do casal Alê Flores e Les, que moram em Hong Kong! Ritinha, Lílian e Piu, que estão aqui pela Europa, por outro lado, ameaçaram aparecer, mas nunca vieram. Quem sabe numa próxima ocasião...

Conhecemos por estas bandas, pessoas muito bacanas da Comunidade Brasileiros em Manchester do Orkut: a Emilene, o Alex de Stockport e o Alex - figuraça, de Santos e o Daniel Serravalle de Sá, com quem publiquei um texto sobre Manchester na revista JD, que circula no UK. Também a Khamila e a Alexandra, uma dupla divertida e pronta para agitar umas comilanças deliciosas!

No Boteco do Brasil, no Shopping Arndale, conhecemos o Junior, simpático dono do ponto de encontro mais saboroso dos conterrâneos em Manchester. Lá também, conhecemos a divertidíssima Cristiane, uma brasileira maluquinha, que mora no mundo, fala 6 idiomas e de coração, nos abrigou em sua casa em Roma por 3 noites em setembro!

Fizemos bons amigos ingleses também, como o pessoal da sala do Mário: Louise, Hoda, Sehina e James; e do Grupo Cochrane da Universidade: a Lindsey, Joanne, Amy, o Phill, Dr Terry, Dr Sandher e a excêntrica da Helen, umas das ditoras, que vive em Edimburgo! Também a dona de nosso flat, a animada Maddie e a família do andar de cima, que chamamos de “Os Scarlets” (eles tinham nomes muito difíceis de guardar!), por conta da Scarlet, a filhinha caçula do casal, que nos acordou diariamente às 6 da matina, com seus choros de pesadelo!

E se não fossem todos, os que vieram e os que ameaçaram vir; os que ficaram lá, segurando as pontas, mas sempre estiveram em contato; se não fosse pelos que nos ajudaram aqui e nos acolheram, ou pelos que quebraram um “galhão”, cuidando dos cães, como a Tuny; cuidando da casa, como o sogro; cuidando de tudo, como a incrível dupla multifuncional e mochileira das nossas mães; pelos nossos irmãos, segurando todas as barras, e por nossos amigos, que estiveram mais próximos do que nunca, essa experiência em UK não teria sido a mesma.

Presentes, apesar da ausência, eles todos testemunharam nossa vida aqui e por isso são nossos cúmplices, pessoas que vão sempre nos relembrar que tudo começou com um sonho, mas que aconteceu de fato. E nesse salto quântico que separa o sonho da realidade foi que simultaneamente estivemos aqui, no UK, e lá, no Brasil; divididos pelo espaço, mas unidos pelo coração.

Obrigada a todos que acompanharam o blog, que trocaram scraps e emails, que telefonaram entre uma vídeo-conferência e outra (always busy Luciana), que skyparam diariamente (pais e mães!!!), e todos aqueles que aproveitaram a distância para se aproximar de nós!

O blog termina aqui, com a nossa volta ao Brasil, no entanto estarei sempre disponível a ajudar os que quiserem “dicas” para viajar para o UK. Basta postar um comentário aqui e deixar seu email que entrarei em contato o quanto antes!

Mas agora é hora de voltar, porque uma outra viagem acaba de começar...

A VIAGEM COMEÇA PELOS SONHOS E TROPEÇA NA REALIDADE, MAS SE REVELA MESMO, SÓ NO CAMINHO ENTRE UM E OUTRO, ENTRE O IR E VIR, NA MEMÓRIA, NA SAUDADE..."


MARINA FANTI
25/03/2009

33 comentários:

Anônimo disse...

Que pena....
Como vou ficar informado do que esta acontecendo em Manchester agora?
Como vou saber dos lugares que posso conhecer?


Espero que continuamos a nos corresponder... vou precisar da sua ajuda...

abraços e boa sorte na nova jornada...

Marina disse...

Binho...
Já te add no msn!! Vamos nos falando e no que puder, vou te ajudar sim!!!
Obrigada pelo comment!!! :-)
Bjos!!

Anônimo disse...

Bombastic

Anônimo disse...

Gorgeous!!!

Anônimo disse...

Sníiiiiiiif!

Sucesso!!
Vem aí, meu!!

bjo

Lorena

Marilia Gabriela disse...

Má!!!
Amei seu post, bem a sua cara. Vc não valoriza somente os lugares por onde passou e pessoas que conheceu e que vieram muito acrescentar, mas também os lugares e pessoas passaram já passaram por você, talvez desapercebido, mas que a distância trouxe a tona de uma forma nova, com uma nova percepção. É inspirador entender como você adquire experiência com detalhes pequenos tal qual com viagens grandes. Velhos amigos viram amigos próximos. Pessoas até então desconhecidas viram grandes companhias. Momentos simples como jantar com sua mãe torna-se um momento especial. Ouvir a voz de quem se estava acostumado a ouvir vira um momento repleto de expectativas. O homem ao seu lado que sempre foi seu marido vira seu porto seguro. Teclar sobre a vida faz refletir, repensar, dá vontade de reinventar a arte da vida. Neste blog vc compartilhou um pouco disso, e nos próximos meios que encontrar irá continuar compartilhando. É observando que se aprende: você observa tudo, e nos conta, nós a observamos, e aprendemos.
Amo muito vc!
Bom retorno.

Anônimo disse...

Foram sempre momentos de inesquecível prazer o contato com vocês, por e-mail, pelo skype, pelo telefone. Mas estar junto a vocês naqueles dias gelados de dezembro, por lugares inimagináveis e usufruindo de tanta atenção e carinho, foi dos melhores momentos que já vivi, e certamente será uma recordação de eterno encanto.
Obrigada , Marina, Obrigada, Mário. Vocês nos ensinaram muitas coisas, mentores silenciosos, e isso não tem preço.
Um grande beijo.
YBM

Unknown disse...

Até que enfim, nem que seja no fim, vou postar algo:

Foi de chorar... chorar de emoção de orgulho de ler realizado o seu sonho, tão merecido sonho.

Foi de chorar... chorar de emoção por ter sido um tiquinho parte integrante da sua vida em Manchester.

Eu é que agradeço porque você me mostrou este cantinho do mundo com os olhos que só você tem: perspicaz, criativo, inteligente, crítico, poético...

Beijos e até breve!
Sil.

Unknown disse...

Marinoca,

você é um amor, uma mulher sensível, inteligente e presente.
Seu marido é um felizardo.

Até logo!

Julinho Mourão Monnerat

Emilene disse...

Marina, linda a mensagem! Estamos aqui também mais ou menos na mesma situação, então me identifiquei com quase tudo o que vc descreveu...
Foi ótimo conhecer vocês! Uma pena que não tenhamos passado mais tempo juntos. Mas quando passarmos por SP faremos contato.
Um grande beijo e boa sorte pra vocês.
Emilene

Elaine Leme disse...

Amiga, te espero de braços abertos.

Quando chegar nos avise para marcamos aquela baladinha - pré combinada. rs

Boa Viagem pra vc e Mario.

Amo vc e até mais

P.S. fiquei impressionada com a quantidade de comentários.

Anônimo disse...

Maaa pode ter certeza que foi um prazer ter tido a sua companhia por aqui! Nos, digo eu e a Ale adoramos aquele lanche delicioso na sua casa, estava tudo muito bom!! Com certeza quando eu estiver em SP vou te ligar pra gente se ver.
Beijoss e boa viagem!

Unknown disse...

Marinaltamentecompanheira,

Foi muito bom estar ao seu lado nessa minha experiência. Você me incentivou, encorajou e me fez perceber que o mundo é muito maior do que eu imaginava e que sou capaz de realizar os meus sonhos. Suas palavras amigas e a sua grande paciência em me ouvir e agüentar os meus surtos foram capazes de me conceder dias maravilhosos, repletos de conhecimentos, diversões, realizações e, que hoje deixam belas recordações e muita saudade.

Valeu por ter sido uma grande companheira e por ter dividido parte de sua vida comigo!

Beijos e espero que faça uma boa viagem de volta ao nosso Brasil!

Elaine (vulgo kbça) hehehe

isabella disse...

Olá, marina!
Gostaria de te perguntar umas coisas... onde consigo seu e-mail?
Um abraço!

Marina disse...

Oi,Isabela!

Pode me mandar para meu hotmail: marinafanti@hotmail.com

Abraços!

Marina

Silvino Ferreira Jr disse...

Olá Marina,

Quero desejar-lhe boa sorte na sua nova viagem e apresentar uma outra que está apenas começando: o www.canallondres.tv
Ficaria muito feliz se você visitasse as nossas páginas e nos desse um feedback a partir da experiência que você viveu aqui.

Tudo de bom,

Silvino

cacau disse...

Oi Marina. Tudo bem?

Sou jornalista e estou escrevendo uma matéria sobre Blogs e sites de turismo.

Como já conhecia o seu, vou colocar como uma dica para os leitores, tudo bem?

Qualquer dúvida ou informações para acrescentar é só entrar em contato: amanda@revistadoturismo.com.br!

Site da Revista do Turismo - www.revistadoturismo.com.br

Beijos
Amanda Chaves

Pedro Roberto Gitirana de Araújo Guerra disse...

Olá Marina,

Parabéns pela iniciativa de escrever um blog sobre viagem e turismo.
Desejo-lhe sucesso!
Um abraço,

Isis Camargo disse...

Olá Marina, bom encontrar alguém disposta a nos auxiliar!!!!
Em Janeiro proximo estarei embarcando para Broadstairs/UK para fazer um curso para professores lá. Poderia me ajudar com algumas dicas. Meu msn é isis_camargo@hotmail.com.
Agradeço desde já.
Abraços

Unknown disse...

muito bom seu blog!

Unknown disse...

Bom dia,

Somos da equipe Meu cartão de viagem, gostaríamos de fazer uma parceria com troca de banner com seu blog!

Você pode nos enviar o seu banner? Se sim, logo enviaremos o nosso ok?

Nosso Blog: http://meucartaodeviagem.blogspot.com

Obrigado,
Equipe Meu cartão de viagem
http://meucartaodeviagem.com.br"

Dan Lopes disse...

adorei o blog.

Unknown disse...

Olá!!! Obrigada novamente por vossa ajuda e email que trocamos. este é o blog que fiz... ;)

Ate breve!!!!

Unknown disse...

Obrigada pela vossa ajuda!
Estou aqui com o blog que criei.

Vanessa
:)

Daniel disse...

Adorei o blog, pena que cheguei quando ele ja tinha acabdo.
Beijos de Londres

Edu Giansante disse...

Oi Oi

Parabens pelo blog! Pena que nao tem mais atualizacoes :(

Sou co-fundador do E-Dublin (www.e-dublin.com.br e/ou www.e-dublin.ie) - a versao Irlandesa da coisa! rs

Grande abraco!

Marina disse...

Oi Edu!

Obrigada por deixar um comment! Vou xeretar seu blog também!
Então, não atualizei mais porque voltei pro Brasil, aí nem teria sentido mais continuar, porque este foi um blog superautobiográfico!! Existe uma grande chance de em junho eu voltar para Manchester, e aí, certamente, retomarei o blog!!

Se quiser alguma ajuda, pode me adicionar no msn: marinafanti@hotmail.com

Beijo!

Caio disse...

Parabéns pelo blog!!!
Tbm tenho um blog onde dou dicas de turismo!Inseri um link do seu em meu blog, dá uma olhada lá!

www.amelhoragenciadeviagens.com.br

Abraço!!!!

Taisa disse...

Olá…
Parabéns pelo site, já está adicionado em minhas leituras…
Gostaria de convidar vc a visitar o meu também:
http://www.embarqueimediato.net
Abraços.

Europa Travel disse...

Parabéns pela ótima matéria, mostrando mais uma vez lugares exóticos e bonitos que podem ser ótimos destinos turísticos, para quem procura novas aventuras espalhadas pelo o Mundo.

Unknown disse...

Muito bacana o seu blog. Vou seguir e ler tudo com calma... se puder acesse o meu tb http://altiermoulin.blogspot.com/ Abração!

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado

Anônimo disse...

obrigado amigo! ótimo post!