segunda-feira, 23 de março de 2009

Edimburgo e suas jóias menos óbvias!


Holyrood Park!


No topo das montanhas de Holyrood Park!


Ruínas de igreja em Salisbury Crags


Uma das jóias óbvias de Edimburgo...


Encontro com a Dolly: o prazer foi todo meu!


Armstrongs Vintage, o brechó das celebridades!


"Revolução de Concreto"

Além das maravilhas básicas de Edimburgo, que já foram descritas no post “Hogmanay em Edinburgh” em janeiro, a capital da Escócia tem jóias escondidas, que só após uma expedição mais profunda se revelam. É naquele segundo olhar, já não mais obcecado pelo Castelo espetacular que vigia a cidade de cima de uma colina, ou pela estupenda arquitetura de casas e monumentos que de baixo o reverenciam, é que se consegue enxergá-las.

Fora do agito de Edimburgo, às margens da cidade, fica o lindo Holyroodhouse Palace, que foi o lar da rainha Mary, da Escócia. Ao seu redor, o exuberante Holyrood Park, com lagos e montanhas que relembram um passado vulcânico. Ali ficam as colinas Arthur's Seat e as Salisbury Crags, com vestígios de uma civilização que habitou a região há milhares de anos. O visual que a subida proporciona já vale a canseira, mas chegar ao topo é essencial! De lá se enxerga a cidade inteira, até o mar. Se por milagre o céu estiver azul e o sol forte, como eu tive a sorte de pegar, não haverá memória mais intensa da cidade para se guardar... E tem mais, esse é um passeio inesquecível ao preço apenas de algumas centenas de calorias!

Edimburgo também é conhecida por seus belíssimos museus. Todos são gratuitos! No National Museum of Scotland tive o prazer de conhecer a célebre Dolly, a ovelhinha que concretizou as teorias sobre clonagem! Pena que o prazer foi só meu, porque ela está hoje empalhada, já que faleceu de complicações do fígado há alguns anos.

Além dos clássicos museus, há os alternativos: “Museu da Infância”, Museu dos Escritores” e o “Museu das Pessoas”, gratuitos e interessantes também!

Para quem gosta de um brechó, o Armstrongs Vintage, na Grassmarket, tem de peças vitorianas à retro anos 70. O lugar é uma bagunça e tem preços de loja de grife, mas tem muita fama, tanto que uma das clientes mais assíduas é a modelo Kate Moss!

Para quem quer uma dica de guest house baratinha, limpa, com excelente café da manhã e atendimento e ainda por cima, com wi-fi grátis, a dica é o The Lairg Hotel. Fica um pouco afastado do centro, mas compensa! Eu e o Mário desembolsamos apenas 55 Libras por uma noite num ótimo num quarto!

A única coisa que Edinburgh ficou devendo, já que até o clima estava perfeito dessa vez, foi a paz; sim, porque a cidade está inteiramente interditada, com obras por todos os lados, por conta da instalação do sistema de trams, os metrôs de superfície. O som de britadeiras abafa o das gaitas de fole, o brilho dos monumentos está ofuscado pela poeira do asfalto. Uma pena, e o pior é que as obras estão previstas para durar até o final de 2010.

Mas por suas jóias óbvias ou não, o Castelo e o Palácio, seus muitos museus, lojas, pubs, parques e montanhas pacíficas para se refugiar da “Revolução de Concreto” que está dominando a cidade Real, os viajantes podem ter certeza que o Reino de Edimburgo merece uma visita e que vai deixar de lembrança, uma vontade louca de voltar!

7 comentários:

Anônimo disse...

Olá Marina, td bem?
Sou em leitor assiduo do seu blogg UK PRA BRASILEIRO VER.
Sempre fico imaginando como seria a minha vida nos lugares por onde vc passa, lugares esses simplesmente incríveis.
Sempre tive um sonho de morar na Inglaterra, e foi por isso que a mais ou menos 4 anos, dei entrada no processo de dupla cidadania.
E para meu espanto e alegria no ultimo dia 16 de fevereiro recebi a tão sonhada cidadania italiana. Agora sim poderei realizar meu sonho, e de uma maneira mais tranquila e facil.
Só tem um detalhe que está me preocupando, meu desejo é morar em Manchester, porem só tenho amigos conhecidos em Londres. Já conversei com um desses meus amigos e ele me disse que se eu quizesse morar em Manchester deveria ir direto para lá, sem passar um tempo em Londres, pq depois que eu me acostumar com Londres não vou querer mais sair.
Pelo que vi em varios de seus posts, vc esta atualmente morando em Manchester. Sendo assim vc é uma das poucas pessoas que consegui achar (sem contar a comunidade no orkut) que moram na cidade, e é por isso que venho pedir alguns conselhos seus e tirar umas dúvidas. Deixo meu email: binhoz83@hotmail.com
Se poder me ajudar ficarei grato.

Parabens pelo seu Blogg.

Sucesso!!

Felicidades!!

Marina disse...

Binho,

Super obrigada pelas palavras!! Adoro saber que há pessoas que acompanham o blog e, principalmente, que se beneficiam dele de alguma forma!:-)
Email enviado com algumas opiniões sobre seus dilems... Espero que ajude!
Um beijo e boa sorte!!!

Pousada Estalagem Don Pablo - Bombinhas - SC disse...

Adorei a matéria! Aproveito e indico a Pousada Estalagem Don Pablo em Bombinhas - SC! Eu recomento! www.pousadaestalahgemdonpablo.com.br

Cristina Graf disse...

Oi MArina!!
Nossa, adorei o que tu postaste a respeito de Edinburgh!!! Estou indo para lá em setembro e ficarei por 3 meses!!!
Dicas da UK para mim são muito bem vindas!
Tenho algumas duvidas ainda sobre onde ficar, vc se hospedou em hostel? Tenho vontade de ficar em hostel para poder ter maior liberdade, mas me sinto um pouco insegura pois não sei bem como é que funciona... Se vc puder me dar umas dicas...
Brigadinha, e parabéns!!

Marina disse...

Oi Cristina!! Edimburgo é sensacional, vale ficar lá uns 3 dias pelo menos! Fiquei num B&B excelente lá, mas não tem erro ficar em hostel não!! O site booking.com te dá opções ótimas, com preços baratinhos!
Se quiser mais dicas, mande um email que eu respondo, tá? fantilenza@bol.com.br
Bj

Marina

Anônimo disse...

Dica de onde ficar em Edinburgo

Olá Marina e leitores do blog.
Gostaria de deixar uma dica: o hotel (bed & breakfest) onde me hospedei no último final de semana em Edinburgo. Limpinho, café da manhã farto, atendimento cortez e com acesso fácil ao centro (3 minutos de ônibus ou 6 libras de taxi). Ah! gostei do preço (36 libras por noite por pessoa).
The AshgroveHouse Hotel
12 Osborne Terrace
Haymarket(=On A8)
Edinburgh
EH12 5HG

info@theashgrovehouse.com
telephone ( 44-[0]131 337 5014 .)
http://www.theashgrovehouse.com

Meu contato lá foi o James que me atendeu com bastante atenção.

Beijos e parabéns pelo blog!!!
A cidade vale mesmo a pena!

Viviane

Marina disse...

Olá Viviane!!

Obrigada pelo comentário! Sua dica é preciosa! Edimburgo tem dessas jóias escondidas, se a gente procurar bem e tiver um pouco de sorte, encontra guest houses e hotéis bem bons e a ótimos preços, como esse que vc encontrou!

Obrigada por compartilhar a informação no blog!!

Beijos!