sexta-feira, 6 de março de 2009

Dicas para viajar barato pelo UK!


Trilhando o UK!

Quem vem para o Reino Unido para passar mais do que um mês e pretende explorar toda ilha, precisa calcular com certa antecedência seus roteiros se quiser economizar suas preciosas Libras! Há muitas opções de transporte para circular pelo UK, mas como as distâncias são relativamente curtas, em minha opinião, os trens acabam sendo a melhor opção!

Como fiquei praticamente “presa” no UK por seis meses, sem passaporte, aguardando pela renovação do meu visto de permanência, aproveitei ao máximo a oportunidade para viajar por tudo e posso garantir que o segredo da economia está na antecedência!

A minha experiência melhor foi com as viagens de trem! Percorrer de trem o Reino Unido é uma delícia! As paisagens são lindas, o serviço é seguro, pontual e confortável; e há trens que parecem aviões, de tão modernos e velozes!

Entretanto, para se beneficiar das melhores tarifas é importante ficar ciente de algumas dicas! Quem compra suas passagens de trem, ônibus ou avião com mais de três semanas de antecedência do dia da viagem pode economizar até 70% no preço pago pela passagem! A compra antecipada dos passes ainda no Brasil pode ser feita tanto pela internet, como por meio de agências de viagens, CI ou STB.

Há diversas modalidades de passes, então é preciso definir de antemão o roteiro, o número de passageiros que viajam juntos, o número de dias que se pretende viajar, e selecionar se prefere primeira ou segunda classe, viajar em dias e horários específicos ou optar por pagar mais e ter a liberdade de escolher em cima da hora.

Logicamente, também é possível comprar passagens avulsas (ida e volta – Return; passagens avulsas – Single tickets; sem data marcada de volta – Open Return; e fora do horário de pico – Off peak) via internet ou nas próprias estações. A reserva de assentos é grátis e pode ser feita de ambas as formas!

Os menores de 26 anos e portadores da carteirinha “Youth Pass”, ou pessoas acima dos 60, também têm descontos na compra dos passes de trem da BritRail e de algumas companhias de ônibus.

Para os que preferem os ônibus, dado que são mais baratos do que os trens (mas demoram bem mais), a empresa que oferece as passagens mais baratas de UK é a Megabus! A companhia vende só pela internet e oferece passagens a partir de 1 Libra!! Tudo bem que os ônibus são espremidos, raramente fazem paradas em lanchonetes de estrada e o esquema é “pinga-pinga”, mas se a idéia for mesmo economizar, essa é uma ótima alternativa!

Para longuíssimas distâncias, como do Sul da Inglaterra para as Highlands, na Escócia, a melhor solução podem ser as empresas aéreas low cost. A Rynair, EasyJet, Flybe e Bmibaby são as mais baratas! O problema é a restrição ao tamanho da bagagem de mão e o valor cobrado para despachar malas! Mas, fazendo um esforço de esmagar o máximo de itens numa malinha minúscula (e vestindo todo o resto que não coube na maleta), sem despachar bagagem, e fazendo check-in online na véspera, as tarifas sairão muitas vezes bem menores do que as de uma passagem de trem para o mesmo destino!

Além destas alternativas, pode-se também optar pelo aluguel de um carro. A carteira de habilitação do Brasil é aceita em UK, acompanhada do passaporte; resta saber se o motorista vai se habituar a dirigir na mão inglesa!

Tendo em mente estas dicas, basta reservar acomodação boa e barata usando os links de hotéis e guest houses, que são as acomodações mais típicas e econômicas de UK! Mas isso já é informação demais, então vai ficar para um próximo post...

7 comentários:

Anônimo disse...

Minha pergunta não tem nada a ver com esse post, mas é uma curiosidade que eu tenho. É verdade que na Inglaterra vegetarianos têm desconto no plano de saúde?

Elaine Leme disse...

Valeu a dica Ma.

Te esperamos de volta.

beijocas e boa viagem.

Elaine

Marina disse...

Olá André!! olha, eu nunca ouvi falar de nenhum benefício fiscal aqui na Inglaterra para os vegetarianos, muito menos na área da saúde, já que o sistema aqui é público, o chamado NHS!

O que sei é que há uma escola paga que oferece 10% de descontos nas taxas aos alunos vegetarianos! http://news.bbc.co.uk/1/hi/england/gloucestershire/7885369.stm
Fora isso, nada além do temor da famigerada "Vaca Louca" para estimular o vegetarianismo por aqui...

Marina disse...

Elaine, calma!! Ainda tenho março todo em UK!! Muitos posts e dicas ainda virão...

Bjos!!

Anônimo disse...

Obrigado pela resposta e parabéns pelo excelente blog.

Unknown disse...

Eu e meu marido viajaremos em maio para estudar por 1 mês em UK, e gostaria de saber a média de temperatura neste mês? Também saber qual a melhor dica para os 3 finais de semanas que teremos livre para passeios.

Marina disse...

Olá!

Elaine, em maio a temperatura deve variar entre 14 e 19 graus, mas é bem instável e chove muito!!

Quanto às sugestões de lugares, se são só 3 finais de semana, vocês não podem deixar de ir para Londres, Oxford e Edimburgo! Londres é bem pertinho de Oxford, dá para passar 1 dia ou 2, já Edimburgo é mais longe, mas é imperdível!! Precisa ir e ficar uns 2 ou 3 dias! São lugares muio diferenes uns dos outros e vão te dar um panorama bem diversificado de UK!!!

Fiz posts sobre Oxford, Londres e Edimburgo! Dê uma lida e se inspire!!!

Boa viagem!