quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Middlesbrough desvendada, e o fim de mais uma jornada!


No Ormesby Hall, em meio à nevasca...


Declarações de amor aos pés do Riverside Stadium!


Transporter Bridge, com ares de Blade Runner


Prefeitura, na Centre Square


Foi um prazer! Até a próxima, folks!


Logo que cheguei a Middlesbrough, eu me propus a desvendar a cidade em “doses homeopáticas”. E foi o que de fato fiz. No decorrer dos quase três meses em que morei aqui, pude conhecer praticamente tudo, com exceção das baladas, porque isso realmente não fez parte do meu roteiro casal caseiro. Agora que mais esta jornada no UK chegou ao fim, resolvi sintetizar tudo o que vi por aqui.

O foco das explorações foram os museus, parques, os símbolos da cidade, o teatro, o cinema, os restaurantes e as cidades próximas, que são excelentes escapadinhas para um dia! Então, fiz uma lista de cada atração, com nota de 0 a 10 e uma pequena descrição, para o caso de algum mortal vir acabar parando por essas bandas do UK:

Museus – Todos gratuitos!

Dorman - Nota 7: é um museu pequenino, bem em frente ao Albert Park. Foca na história da cidade, na Revolução Industrial, e período das guerras. Bem simpático!

James Cook Birthplace - Nota 8: o museu homenageia o famoso navegador e explorador James Cook, nascido em Marton, uma cidade vizinha à Middlesbrough. O museu fica num parque lindíssimo e tem um café supercharmoso. Vale uma visita, faça sol, ou faça neve!

MIMA : Nota 7 - É uma galeria de arte moderna, bem no centro da cidade. O forte não é o acervo, mas as exposições itinerantes que passam por lá. Quando fui, tinha uma exposição de Toulouse Lautrec maravilhosa!

Parques, para qualquer ocasião:

Albert Park - Nota 8 – O parque é um quadradão com lindos jardins, fontes, pistas de Cooper, lago com patinhos, pista de skate e um café. Fica localizado na parte de trás da Teeside University e é a área verde da cidade mais frequentada pelos moradores.

Ormesby Hall - Nota 10 - Numa cidade colada à middlesbrough, fica este deslumbrante parque do Trust. É uma área enorme, com maravilhosos jardins, gramados, uma mansão georgiana do século XVIII, centro de visitantes, igreja, áreas para piquenique... Fui com muita neve e mesmo assim, o parque é maravilhoso!

Stewart Park - Nota 10 - Em Marton, ao lado de Middlesbrough, é onde fica o Museu James Cook, no mesmo local onde nasceu o explorador. O parque é imenso, cheio de jardins, lagos e animais silvestres. Se estiver sol, vale um piquenique, senão, o museu tem um café delicioso, com uma vista divina, perfeito para uma pausa gastronômica!

Os símbolos da cidade

Centre Square - Nota 10 – É o maior espaço cívico da Europa, com 19 mil metros quadrados. Abriga a Prefeitura, a galeria MIMA, a Biblioteca, o monumento a James Cook, uma linda fonte, um lago, o telão da BBC, bancos e gramados para usufruto geral. A praça foi parte de um projeto recente de revitalização da cidade e é hoje o coração de Middlesbrough!

Middlesbrough Transporter Bridge - Nota 7 - A ponte é uma geringonça, mas se tornou símbolo da cidade. Funciona como uma balsa suspensa, ou contêiner de carga, dependendo da necessidade. Fica iluminada à noite, o que a confere certo charme e pode servir de referencial, porque de tão alta que é pode ser vista de quase qualquer ponto da cidade!

Boro – Nota 8 - O time da cidade, onde muitos anos atrás jogou o nosso Juninho, considerado uma lenda no clube. O Riverside Stadium fica próximo à estação ferroviária e a caminhada até ele é bem interessante, com vistas para o distrito industrial da cidade, que foi cenário de Blade Runner. É possível fazer um tour pelas dependências do clube, visitar seu museu e lojinha. Do lado de fora, tijolinhos com mensagens de torcedores fanáticos enfeitam o chão e compõem um conjunto magenta impactante com as paredes do estádio e esculturas de jogadores em bronze, dispersas na fachada, bonito de se admirar.

Teatros – Middlesbrough tem 3 teatros - Nota 8 para todos:

São eles, o Middlesbrough Theatre, o Empire e o Town Hall. O primeiro exibe peças tradicionais; o segundo é onde acontecem os shows e no último, que fica no prédio da prefeitura, exibe concertos, musicais e comédias stand up. Estive lá para assistir um concerto de Tchaikovsky e apesar de o ambiente ser bem simples, tem uma atmosfera muito típica de cidade do interior, com tudo arrumadinho, um lugar em que todos se conhecem e têm praticamente cadeiras cativas.

Cinema - Nota 10:

A cidade tem só um cinema, que é o da rede Cineworld. São 10 salas excelentes, com direito a lanchonete, para um público jovem e assíduo. As salas estão sempre cheias, e a qualidade dos filmes é ótima. Além de terem ótimo áudio, imagem, salas para filmes 3D e poltronas bem confortáveis, os filmes em cartaz são sempre diversificados, com opções para todos os gostos!

Restaurantes

Se tem algo que conhecemos bem neste período, foram os restaurantes. Fomos aos mais famosos da cidade e tivemos experiências diferentes em cada um. Abaixo, os comentários de cada um daqueles em que jantamos! Estão ranqueados do melhor para o pior!

Joe Rigatone’s – Nota 10 – Restaurante italiano com comida farta e caprichada, a preços justos, num ambiente superagradável!

Al Kabak – Nota 10 – Restaurante indiano, com pratos típicos bem apimentados e caros. À noite é a maior balada, com som alto, multidões de pessoas e muitas festas.

Starters – Nota 8 – Culinária contemporânea e como o próprio nome já diz, os pratos mais se parecem com entradas, de tão pequenos que são. Mesmo assim, a comida é de qualidade, os preços justos e o ambiente bem agradável.

Nando’s - Nota 7 – Culinária portuguesa, com cara de fast food. O sistema é semelhante ao de um pub, onde se paga antes de comer. Come-se com 10 Libras em média. As bebidas são refil, como no Outback. São muitas opções de pratos, mas o ambiente é tão confuso, que não conseguimos apreciar.

Banana Loaf – Nota 6 – Restaurante chinês, estilo Buffet, extremamente barato. O lema é comer até cair! As opções são no geral gordurosas e pouco atraentes, mas o lugar vive lotado.

Sassari - Nota 5 - Restaurante italiano, considerado um dos melhores da cidade. O ambiente é lindo, os preços bem salgados e os pratos deixam a desejar. Saímos de lá os dois com fome e dor de estômago! Decepcionante...

Cidades próximas que valem uma visita:

O Norte da Inglaterra tem cidades lindas e muito diferentes das do sul. Todas abaixo são nota 10, cada uma com seu charme e característica principal. Algumas mais cosmopolitas, como Newcastle e Harrogate, outras praianas, como Whitby e Tynemouth , outras estudantis e históricas, como Durham e York. Mas todas incríveis e imperdíveis para quem escalar o mapa do UK!

É isso. Tendo encerrado esta segunda temporada no UK, voltamos para o Brasil em dez dias. Mas antes, uma parada em Sharm El Sheikh, no Egito (se a neve deixar o avião decolar), para quebrar um pouco do inverno com o calor do deserto, assim como fazem milhares de britânicos todos os anos.

Espero que tenham curtido ler sobre o UK nestas linhas, tanto quanto eu curti escrevê-las! Agora, é hora de encerrar mais esta viagem e começar os preparativos para embarcar nas próximas, que estão prestes a começar...

Até a próxima!

21 comentários:

Michel disse...

Curti demais o sisteminha de dar nota para as atrações e as descrições! É mais uma fase que acaba e outra que iniciará em breve, com o "sacrifício" de passar pelo Egito no meio disso tudo :D
Não vejo a hora de conferir as cenas dos próximos capítulos!!!
Abraço pra vcs e mta paz!
Michel

Marina disse...

Michel, obrigada por todas suas dicas e ajudas com o blog! ;-)

Devo lançar um novo blog em breve, mais amplo, para abranger as outras viagens que fiz e as que estão por vir ainda! Espero que a gente continue nosos "intercâmbios" virtuais por muito tempo!

Bjos!

viagem disney disse...

Adorei as Dicas. Vou recomendar seu post.

Marina disse...

Obrigada Viagens Disney!!

Fico feliz que tenha gostado! Toda recomendação é bem-vinda, sempre! ;-)

Anônimo disse...

Hello foi a 1ª vez que vi o teu blogue e adorei imenso!Bom Projecto!
Cumps

Gustavo Neves disse...

Oi,
Meu nome é Gustavo. Eu e minha namorada Graziele começamos recentemente um blog sobre viagens e curtimos seu blog! Nossa primeira viagem será para Cancún e Ciudad de Panamá!
Gostaríamos de colocar o link do seu blog no nosso, e vice-versa! Topa?
O endereço é http://checkinpelomundo.blogspot.com/
Ainda estamos caprichando no visual dele, mas já vamos postar as informações pros visitantes!
Obrigado!
Gustavo

Marina disse...

Guga e Grazi, vcs me lembram eu e meu marido, Mario e Marina! rsrsr Bem-vindo ao mundo viciante dos blogs de viagens! Considere, caso já não tenha, um pefil no twitter e uma página no Facebook! Vai arrasar!!

Claro que topo trocarmos links! Mas estou na Austrália agora e meu blog do UK foi aposentado... Não sei se vai querer colocar o link dele, apesar de os posts serem ainda atuais! O meu novo blog, que vale o link trocado, é o daqui:

http://www.comopenaaustralia.blogspot.com

Topas? O seu eu estou inserindo agora!

BJos e sucesso!

Paulo disse...

Valeu pelas dicas, vão ser muito uteis.

Renata disse...

Bacana as dicas, ajuda bastante a organizar os passeios nos museus e pontos turísticos.

Mariana Viagens disse...

Post incrível , dicas ótimas e fotos muito boas. Obrigado por compartilhar.

Anônimo disse...

Nossa Marina que fantástico hein! Eu morei na inglaterra um ano e fiquei tão louca para conhecer outros lugares que não aproveitei o que a Inglaterra tem para mostrar. Agora estou fazendo um blog para contar um pouquinho da minha história na terra da rainha. O bom de não ter aproveitado muito é que tenho uma desculpa pra voltar! hihihi ^^
Parabéns pelo blog volto aqui direto agora! :)

Helen disse...

Nossa Marina que fantástico hein! Eu morei na inglaterra um ano e fiquei tão louca para conhecer outros lugares que não aproveitei o que a Inglaterra tem para mostrar. Agora estou fazendo um blog para contar um pouquinho da minha história na terra da rainha. O bom de não ter aproveitado muito é que tenho uma desculpa pra voltar! hihihi ^^
Parabéns pelo blog volto aqui direto agora! :)

Marina disse...

Que bom que curtiu o blog, Helen, mas que pena que não desvendou a fundo a terra da Rainha!! Volte lá para correr atrás de tirar o prejuízo!!

Bj,

marina

Mafer Felguérez disse...

Bom dia
Estou interessado em trabalhar com para seus artigos do blog.
Entre em contato comigo. mfelguerez@bestday.com
Muito obrigada

Sara disse...

que lindo poder percorrer as terras da rainha! o que você pode me contar da comida por lá? foi legal? adoro comida exótica e sempre como nos restaurantes em jardins, fica mais perto que Inglaterra, né?

Anônimo disse...

Oi Marina! Seu Blog está super show! Já estive no Reino Unido e sinto muitas saudades desta região. Eu fiz um programa de intercâmbio durante um curso de inglês em Devon na escola de idiomas Sprachcaffe Languages Plus e foi uma experiência inesquecil e pretendo voltar para aperfeiçoar meu inglês porém agora em Londres. Foi uma experiência fascinante e muito legal. Passo aki a dica da escola. Bjs

http://www.sprachcaffe.com/portuguese/study_abroad/language_schools/devon/main.htm

Sri Lanka Holidays disse...

Looks like you had a wonderful day

Anônimo disse...

Muito legal o roteiro que fizeram...

Vou copiar rsrsrs.

O roteiro achei muito rico e muito mais interessante do que os outros que vi por ai.

Parabéns pelo Post.

Voo Fácil Taxi Aereo

Eagle Tours disse...

Meu deus que lugar maravilhoso... Ficamos até com vontade de viajar. Parabéns pelo posts e pelo blog.

Chico Site disse...

Muito boa as suas dicas! Realmente dá pra perceber que a viagem foi incrível pra vc e seu esposo!E com certeza esse é um dos motivos de fazer uma grande viagem e estadia, estar perto de quem agente ama e gosta!

comprar views no youtube disse...

adorei, parabéns !