segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Dias e noites em branco...


Ormesby, no meio da nevasca...


Igreja no Ormesby Park


James Cook Birthplace Museum


O Café do Museu e sua vista idílica!


Veadinhos e vaquinhas peludas...

Quando acabou o inverno de 2008 em Manchester , eu achei que tinha presenciado o pior nverno que passaria na vida. Estava enganada. Desde o dia 25 de novembro, ou seja, há quatro dias, o UK está sofrendo com o mais precoce e rigoroso inverno em décadas , com temperaturas chegando aos -20 graus em algumas cidades e neve com quase um metro, em pleno outono.

Os britânicos detestam a neve, porque o chão vira um ringue de patinação e os carros não ultrapassam os 30 km/h, causando um trânsito que não deixa nada a desejar ao das seis da tarde na Marginal Tietê, na véspera de feriado. Os trens sofrem atrasos, alterações de rota e cancelamentos e os aeroportos viram um caos, com atrasos, cancelamentos de voos e fechamentos provisórios. Além disso, escolas não abrem, obrigando os pais a faltar no trabalho ou a terem que pagar para deixar os filhos em creches ou com babás. Em suma, os tão certinhos britânicos se deparam com o imprevisto, e sem jogo de cintura, entram em pânico.

Bem brasileira que sou, apesar de passar um frio louco, resolvi encarar o clima vindo da Sibéria e me divertir um pouco. Por isso, neste final de semana, fomos, eu e o Mário, em busca das nevascas, dos ventos uivantes, da natureza selvagem que está dominando o UK e que, segundo meteorologistas, veio pra ficar por pelo menos mais 10 dias!

No sábado, fomos até o Ormesby Hall, que fica numa cidade vizinha à Middlesbrough. Fomos a pé, com a temperatura em torno dos4 graus negativos e em meio a uma tempestade de neve. Uma extreme experience, eu diria. No caminho, fizemos bonecos de neve, guerra de neve, tomamos neve; usufruímos da lúdica e pálida companhia. O Ormesby Hall é um parque do Trust, onde há uma mansão histórica do século XVIII, cercada por jardins exuberantes. Pelo menos é que diz o site, afinal, encontramos a mansão fechada e os jardins completamente submersos por um espesso edredom de neve. Mesmo assim, o lugar é maravilhoso e vale uma visita, faça o tempo que fizer.

No domingo, acordamos com nove graus abaixo de zero. Quando abrimos a janela, a sensação era de ter entrado num freezer. Ninguém na rua. No telhado do vizinho uma gaivota desolada, com neve na cabeça. A mesma neve que cobria tudo em volta, até a rua, que em tese deveria estar protegida pelo sal que a prefeitura despeja para evitar o congelamento. E lá fomos nós de novo, eu e o Mário, nos aventurarmos neste freezer chamado UK.

O destino escolhido para o dia foi o James Cook Birthplace Museum , que fica numa cidade vizinha. De novo, fomos a pé, fazendo bonecos de neve, guerra de neve e tomando neve. O museu homenageia James Cook, o navegador e explorador que nasceu em Misddlesbrough e descobriu a Austrália. Isso é que é vontade de fugir do frio, eu imagino... O museu fica no Stewart Park, um parque imenso cheio de jardins, lagos e animais simpáticos, onde ficava a casa original em que nasceu o explorador. O museu tem um café delicioso, com uma vista divina, onde vale tomar uma sopa só para curtir o visual.

A viagem até o museu levou uma hora e quarenta na ida e uma hora na volta. A razão? Voltamos correndo para esquentar. E descobrimos que correr na neve, sob nevascas e ventos é uma delícia. Cansa menos e o impacto é menor nas articulações. Nesse final de semana, percebemos que o frio, a neve e os ventos podem ser muito divertidos. Bem diz o ditado: “Se não consegues vencer o inimigo, alie-se a ele!”

6 comentários:

FalaTurista disse...

Olaa! tudo bom?
Achei muito bem escrito esse post e as fotos também ficaram lindas! Parabens pelo blog!

Mariana

Anônimo disse...

Olá tudo bem?

li o teu blog, e achei brutal =)

estou pensado ir para manchester, alguma sugestão de emprego, ou sites onde possa procurar? agradecia muito ajuda :)

Parabéns pelo teu blog =)

( se poderes envia para o " tiago.michael.fernandes@gmail.com" qualque resposta sff )

Turismo em Bonito disse...

Que lugares lindos! Muito boas as fotos!

Luã disse...

Que lugar deslumbrante, esse tipo de post é de enorme utilidade, estou me programando para conhecer, agora com suas dicas eu ja tenho um rumo.

Parabéns.

Pousada em Florianópolis disse...

Neve é realmente algo incrível, ainda mais nessa época de natal.

Jessica site disse...

To indo pra Manchester em abril, e seu blog me deu muitas dicas! Obrigada!