segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Celebrações de fim de ano no UK!


Bonfire Night... Tudo é festa!

O calendário de comemorações dos ingleses é recheado de datas importantes o ano inteiro, mas é no segundo semestre do ano em que se concentram as maiores festas do UK. Talvez para trazer um pouco de graça à melancolia do inverno que se aproxima, não sei, mas o fato é que a partir do dia 31 de outubro, com o Halloween, o Reino inteiro entra num clima de festa, que só acaba em janeiro.

A celebração de Bonfire Night é grandiosa em todo o UK. Todo dia 5de novembro, a “Noite da Fogueira” relembra a execução de Guy Fawkes, um revoltado com o sistema monárquico cujo plano de explodir o Parlamento Inglês com barris de pólvora, em 1605, foi descoberto a tempo de evitar a tragédia dos nobres e proclamar a sua própria! Ele foi capturado com seus comparsas e todos foram esquartejados e queimados na fogueira...

Na prática, a festa lembra uma Festa Junina, com ares e Réveillon. Mistura fogueira, balões, comidas típicas, shows e muitos fogos de artifícios. Em 2008, comemorei a data em Manchester e este ano em Stockton, em meio a milhares de pessoas, ao som de Joe McElderry, ganhador do X Factor. Bem legal!

Alguns dias depois, dia 11 de novembro, o UK se cala por dois minutos, num ato de respeito e para recordar todos os que morreram nas duas grandes guerras. É o Remembrance Day, celebrado desde 1921. Tá certo que não é uma data festiva, mas já faz parte do DNA do inglês. Às 11 horas, do dia 11, do mês 11, o som do silêncio. Depois, acontecem cerimônias nas igrejas e memoriais de todo UK, mas é em Londres onde se dá a maior celebração.

No segundo domingo do mês, em frente ao Cenotaph (um memorial às vítimas das guerras), a Rainha, o Primeiro Ministro, políticos e militares prestam suas homenagens. Fazem discursos, declamam poemas, entoam cânticos e, por fim, depositam na base do memorial suas coroas de poppy, florzinhas de plástico vermelhas (que os ingleses usam como broche), compradas de veteranos e instituições de suporte aos soldados e famílias de pessoas que perderam alguém em função de guerras. Também acontece uma parada pela cidade. Para o inglês é uma data triste, mas para os turistas é uma data feliz, porque traz a chance de ver a realeza e compartilhar um pouco da história do povo.

Em novembro, também começa o clima Natalino. E a maioria das cidades faz uma superfesta para dar entrada na contagem regressiva até o Natal. É o “Switch on Lights”, um evento com shows, fogos e o momento em que é acesa toda a iluminação natalina da cidade!

No fim do mês e começo de dezembro, é a vez dos mercados natalinos. São grandes feiras de rua, com barracas de comidas, bebidas, artesanatos e opções de presentes. Uma diversão só. Eles funcionam o mês inteiro e é uma tristeza o dia em que deixam de fazer parte da paisagem...

E quando chega o Natal, é a vez dos restaurantes e baladas fazerem a festa. É muito comum as pessoas se reunirem em restaurantes e casas noturnas na noite de Natal. Aliás, os ingleses comemoram mesmo é no dia 25. Esse negócio de ceiar tarde e esperar até a meia-noite para abrir presentes não é com eles. O jantar é às seis da tarde, depois vem a balada, e só no dia 25 é que trocam presentes. Tudo muito organizado, lógico. Passei o Natal de 2008 em Londres e mesmo sem família, sem presentes, sem metrô e sem dinheiro, foi um dos melhores natais da minha vida...

Depois vem a preparação pro Réveillon e não há melhor lugar para celebrar a chegada do Ano Novo no UK do que em Edimburgo! Foi onde passei o Hogmanay de 2008, como é chamada a festa, e comprovo que mesmo sem mar pra pular as ondinhas do mar, sem ter Iemanjá pra receber minhas flores, sem o verão pra arejar a alma e sem roupa branca pra eu me perder na multidão, ter passado a noite de preto, com frio, ao som de música celta, aos pés do Castelo foi maravilhoso. Mas Londres também oferece muitas baladas quentes para quem perder a chance de passar a festa na Escócia!

Este ano, vou parar minhas festas nos mercados natalinos, porque já estarei de volta ao Brasil no Natal, em tempo para pedir ao Papai Noel, um Brasil pra inglês ver em 2011!

4 comentários:

Taciane disse...

Gostei muito das Dicas. Quero ir na UK em Maio estou ansiosa. Obrigado pelas Dicas.

Taciane disse...

Quero ia na UK em Maio estou ansiosa. Obrigado pelas dicas.

Buenos Aires disse...

Passar o ano novo assim em outro país deve ser mesmo demais, ainda mais em Londres!

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Isa e eu fiz intercâmbio para a Inglaterra, sonho realizado. No começo não fazia nem idéia por onde começar. Além de ler blogs como esse entrei em contato com uma empresa chamada UK Study, uma agência de intercambio. Eles tiraram todas as minhas duvidas e me ajudaram mto, eu super recomendo, se voces tiverem duvidas de como fazer isso, entre em contato com eles. ana@ukstudy.com