quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Bonfire Night, como manda a tradição!



Foi ontem a famosa celebração de Bonfire Night! Como contei no post anterior, a “Noite da Fogueira” acontece todo dia cinco de novembro para relembrar a execução de Guy Fawkes, um revoltado com o sistema monárquico cujo plano de explodir o Parlamento Inglês com barris de pólvora, em 1605, foi descoberto a tempo de evitar a tragédia dos nobres e proclamar a sua própria!

Sim, ele foi capturado com seus comparsas e todos foram esquartejados e queimados na fogueira... Por isso, Bonfire Night é uma comemoração meio mórbida, um vodu que relembra o que aconteceu com o mau exemplo que ousou contestar a Rainha. Bem, nem me abalei com o lado trash da festa, porque no fundo, ela é muito divertida!!

Muitos parques e praças da cidade organizaram a noitada, mas acabei indo ao Heaton Norris Park, que fica perto de casa, para acompanhar o evento com um grupo de ingleses. Lá, foram montados um parque de diversões, barracas de comidas típicas e um palco, onde uma banda de rap de uma igreja fez sua pregação e pôs a moçada pra dançar! No centro, uma gigantesca fogueira com um boneco representando Guy Fawkes preso no topo aqueceu a multidão e carbonizou pela 408a vez o abominado traidor da pátria.

O ápice da festa são os fogos de artifício. Uma linda queima de 20 minutos tratou de encerrar o evento a céu aberto e dar início às festividades nas casas dos ingleses, porque a regra é reunir as pessoas em casa para comer salsichas, hambúrgueres, o típico Hotpot (que são batatas, cenouras e cordeiro ensopados), docinhos e tomar sopa de ervilhas com presunto. Uma mistura meio doida, mas enfim; a culinária não é mesmo o forte dos ingleses...

Assim, depois dos fogos, fomos eu o Mário e uma galerinha regional para a casa da Maddie, a proprietária do nosso flat. Na cozinha cheia de gatos e pessoas malucas, tomando sopa em torno do fogão, encerramos a noite como manda a tradição e agradecemos à ousadia do traidor, porque hoje ela é motivo só de alegria!

A fogueria de Guy Fawkes!


Bonfire no Heaton Norris Park

6 comentários:

Anônimo disse...

Cara,

Festa estranhíssima, meio vudu mesmo!

MAs demais, apesar do friésimo o povo saiu mesmo de casa.
Achoq ue ver um fogo tão grande assim, ser ser nenhuma tragédia na floresta ou na casa de alguém, deve fazer é bem! Uma catarse...ver os pepinos, a raiva, asa encanações alí, queimando e se dissipando, poluindo o ar e não a sua cabeça.

Será que é meio...melhar o Judas essa baladinha?

Beijo!

Lorena

Marina disse...

Com certeza, o povo aproveita o fogo do Judas deles pra exorcisar os próprios demônios!!

Muito engraçado!!

Anônimo disse...

ai que legal!!! eu e a Ale fomos conferir tbm no Heaton Park, em Bury. Foi bem legal..tinha mtaaaaaaaaaaa gente, dizem que eh o melhor de manchester neh! depois ficamos la na festa e no parque de divercao...foi bem show!

Customer disse...

OIe, sou novo por aqui... Mas já comecei a entender o motivo daquela fumaça toda outro dia :D
Mais um mistério inglês solucionado.

Beijo.

Marina disse...

Pois é Márcio, o fumacê tava demais mesmo!! Quanto aos mistérios dos ingleses, com o tempo vc vai perceber que esse povo doido cada dia aparece com uma surpresa!!! Sorte a nossa!

Iesha disse...

This is awesome!