
Obrigada a vocês, testemunhas da nossa vida em UK!
A distância aproxima as pessoas. Essa é a conclusão que fica depois deste quase um ano aqui em Manchester, “longe” da família, dos cachorros, dos amigos... Descobri também que pátria é um conceito metafísico. O Mário é minha pátria, não o Brasil. Estando com ele, estou em casa...
Graças aos emails, celulares, skype e Orkut, as pessoas estiveram sempre presentes conosco. Acompanhamos daqui os primeiros passos de um sobrinho, os últimos dias de vida da minha avó, a gravidez e parto de minha irmã, alguns casamentos, a separação dos nossos pais de suas respectivas esposas, a venda da casa na qual passei 25 anos da minha vida. “Conversei” com meus cães e gatos, me solidarizei com a perda do emprego de colegas de trabalho do passado (grande Leme!!); aconselhei irmãs em crise sentimental, mães à beira de um ataque de nervos; consolei amigas hipocondríacas (fala Sílvia!!), papeei com internautas em busca de informação e dicas no UK e também busquei conforto e companhia, em momentos de alegria ou solidão... Tudo por meio desta “parafernalha” da comunicação.
Passaram por aqui em Heator Moor, onde moramos, nossa dupla de mães carentes; minha irmã caçula, Lorena; meu sogro; minha amiga de sempre Milena e sua mãe figura, Nadir; e a Elaine, vulgo “cabeça”, que pela primeira vez saiu do país, além do casal Alê Flores e Les, que moram em Hong Kong! Ritinha, Lílian e Piu, que estão aqui pela Europa, por outro lado, ameaçaram aparecer, mas nunca vieram. Quem sabe numa próxima ocasião...
Conhecemos por estas bandas, pessoas muito bacanas da Comunidade Brasileiros em Manchester do Orkut: a Emilene, o Alex de Stockport e o Alex - figuraça, de Santos e o Daniel Serravalle de Sá, com quem publiquei um texto sobre Manchester na revista JD, que circula no UK. Também a Khamila e a Alexandra, uma dupla divertida e pronta para agitar umas comilanças deliciosas!
No Boteco do Brasil, no Shopping Arndale, conhecemos o Junior, simpático dono do ponto de encontro mais saboroso dos conterrâneos em Manchester. Lá também, conhecemos a divertidíssima Cristiane, uma brasileira maluquinha, que mora no mundo, fala 6 idiomas e de coração, nos abrigou em sua casa em Roma por 3 noites em setembro!
Fizemos bons amigos ingleses também, como o pessoal da sala do Mário: Louise, Hoda, Sehina e James; e do Grupo Cochrane da Universidade: a Lindsey, Joanne, Amy, o Phill, Dr Terry, Dr Sandher e a excêntrica da Helen, umas das ditoras, que vive em Edimburgo! Também a dona de nosso flat, a animada Maddie e a família do andar de cima, que chamamos de “Os Scarlets” (eles tinham nomes muito difíceis de guardar!), por conta da Scarlet, a filhinha caçula do casal, que nos acordou diariamente às 6 da matina, com seus choros de pesadelo!
E se não fossem todos, os que vieram e os que ameaçaram vir; os que ficaram lá, segurando as pontas, mas sempre estiveram em contato; se não fosse pelos que nos ajudaram aqui e nos acolheram, ou pelos que quebraram um “galhão”, cuidando dos cães, como a Tuny; cuidando da casa, como o sogro; cuidando de tudo, como a incrível dupla multifuncional e mochileira das nossas mães; pelos nossos irmãos, segurando todas as barras, e por nossos amigos, que estiveram mais próximos do que nunca, essa experiência em UK não teria sido a mesma.
Presentes, apesar da ausência, eles todos testemunharam nossa vida aqui e por isso são nossos cúmplices, pessoas que vão sempre nos relembrar que tudo começou com um sonho, mas que aconteceu de fato. E nesse salto quântico que separa o sonho da realidade foi que simultaneamente estivemos aqui, no UK, e lá, no Brasil; divididos pelo espaço, mas unidos pelo coração.
Obrigada a todos que acompanharam o blog, que trocaram scraps e emails, que telefonaram entre uma vídeo-conferência e outra (always busy Luciana), que skyparam diariamente (pais e mães!!!), e todos aqueles que aproveitaram a distância para se aproximar de nós!
O blog termina aqui, com a nossa volta ao Brasil, no entanto estarei sempre disponível a ajudar os que quiserem “dicas” para viajar para o UK. Basta postar um comentário aqui e deixar seu email que entrarei em contato o quanto antes!
Mas agora é hora de voltar, porque uma outra viagem acaba de começar...
A VIAGEM COMEÇA PELOS SONHOS E TROPEÇA NA REALIDADE, MAS SE REVELA MESMO, SÓ NO CAMINHO ENTRE UM E OUTRO, ENTRE O IR E VIR, NA MEMÓRIA, NA SAUDADE..."
MARINA FANTI
25/03/2009