segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Halloween e Bonfire Night em UK



Foi Halloween dia 31 de outubro, mas se não fosse pelas abóboras tenebrosas em algumas casas e uns poucos gatos pingados vestidos a caráter, batendo de porta em porta pedir doce, eu nem teria notado...

Isso porque diferentemente do que se possa pensar, o Dia das Bruxas não é uma grande tradição de UK. Cinco dias depois, entretanto, acontece uma das maiores celebrações na terra da Rainha: Bonfire Night!

A “Noite da Fogueira” acontece todo dia cinco de novembro para relembrar a execução de Guy Fawkes, um cidadão revoltado com o sistema monárquico cujo plano de explodir o Parlamento Inglês com barris de pólvora, em 1605, foi descoberto a tempo de evitar a tragédia.

No ritual, a população se reúne em diferentes praças e parques, onde acontecem grandes queimas de fogos de artifício, montam-se fogueiras, barracas de comidas típicas, cantam-se músicas e crianças fazem bonecos de pano e jornal para representar o traidor e no final, atiram- no ao fogo. Muitos saem fantasiados e depois reúnem os amigos em casa para tomar sopa, comer batatas assadas, hambúrgueres e maçãs carameladas.

Muitas das festas públicas são organizadas por instituições de caridade, que cobram uma pequena entrada para financiar as causas que apóiam. Por conta disso, há festas rolando na cidade a semana inteira, e ontem o Trafford Centre deu início às festividades. Fizeram a maior queima de fogos do norte da Inglaterra. Foi bem bonito: 20 minutos de fogos combinados com trilha sonora para uma multidão!

Dia 05 vou conferir uma legítima Bonfire de UK e depois posto aqui pra contar minhas impressões!


Fogos no ritmo da música, Traford Centre

4 comentários:

Anônimo disse...

Marinaaa! eu nao concordo com o que vc disse sobre o Halloween..aqui no mei bairro, que nao eh longe do seu, as crianças todas estavam fantasiadas e batiam na minha porta de 5 em 5 minutos! foi bem legal e agitado..Lorena e henrique ficaram com a cestinha cheia quando foram nas casa pedir doces! acho que ai no seu bairro que foi meio desanimado mesmo..beijoosss e quarta vamos ver os fogod hein!

Anônimo disse...

ops.. fogos!

Marina disse...

Então acho que dei azar... Mas que Bonfire Night é uma festa muito maior do que Halloween em UK, isso é! E vamos conferir o foguetório pra tirar a prova, hein!!!

Elaine Leme disse...

Isso é quase uma Copacabana no final do ano! rs
Aqui não Brasil não cultivamos essa tradição..sinceramente não vejo muito graça...Mas aproveite sua festa do dia 05, no minimo divertida.