terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Hogmanay em Edinburgh! To be continued...


Eu, de calça e o homem, de saia!


Manhãzinha do dia primeiro...


Mário no muro do Castelo


Eu e mãe no pré-Hogmanay!!


A neblina, os galhos e o castelo...

Edinburg (Edimbrá, como eles dizem aqui!) é a segunda cidade de UK em número de visitantes, só perdendo para Londres. E não é a tôa, porque com um dos visuais mais interessantes da Europa, que mescla o estilo arquitetônico Medieval e Georgiano e a piração juvenil com tradição da realeza, num legado histórico e cultural interessantíssimo, a capial da Escócia é uma alternativa excelente para viajantes de todos os tipos.

Fui pela primeira vez a Edinburgh em 30 de dezembro de 2008, para a famosíssima festa de Reveillon, o Hogmanay, tida como uma das 1000 coisas a se fazer antes de morrer, por um livro que consagra as belezas da vida!

Já a viagem de trem de Manchester à capital escocesa é bastante impressionante! Montanhas, vales, vilas medievais, ovelhas; tudo branco de neve e com tanto fog, que mal a claridade do sol conseguia iluminar a paisagem quase lunar que tínhamos pela janela...

Chegando à estação Walvery, caímos de cara no centro da cidade a Princess Street! A primeira impressão que se tem é que Edinburgh se parece com Praga. Uma cidade compacta e imponente, com monumentos por todos os lados, uma linda colina com um maravilhoso castelo no topo. Entretanto, ela revela sua “britaneidade” nos pequenos detalhes: em meio aos monumentos, um parque de diversão com brinquedos extremamente radicais, que vão de bungee jumps em cápsulas para dois a hélices velozes que giram 360 graus a uma altura de 100 metros; a cada esquina, uma loja de whisky e uma de cashmere; e por todos os lados, homens de saias, tocando as típicas músicas celtas, completando um cenário surrealmente lindo, apesar da quantidade de lixo espalhada por todo canto (talvez por conta do excesso de turistas, não sei...)!

Antes da festa, visitamos o Castelo - que está detalhadamente bem preservado, museus (Todos grátis! No Museu Nacional está a simpática e revolucionária ovelha Dolly!!), lojas de Kilt, assistimos aulas de dança folk, presenciamos um casamento com o noivo de saias e comemos as legítimas “Sausages” nos mercados natalinos... Tudo muito tradicional! Se não tivéssemos tido Hogmanay por conta de um cancelamento de última hora, como ocorreu em 2007 devido a uma tempestade de neve, a visita à cidade em si já teria valido pela festa; mas para sorte nossa, ainda tivemos um Reveillon diferente de tudo o que já vimos na vida...

Isso porque, após termos ceiado às 6 hs da tarde no Restaurante da rede espanhola La Tasca(pois todos os restaurantes da cidade estavam completamente lotados, em função dos milhares de visitantes), e portando nossas pulserinhas-ingresso (10 Libras, devido à antecedência da compra pela internet), fomos à Princess Street, onde a festa começava e se estendia por mais 5 ruas.

Das 9 à 1 da manhã, nós e mais 200.000 pessoas nos esprememos (e assim nos esquentamos um pouco, porque fazia -3 graus!!) ao som de 5 bandas espalhadas estrategicamente pelas ruas isoladas e dos gritos dos que se aventuravam no parque de diversões, bebendo e comendo em lanchonetes-ambulantes, sob a iluminação mágica do Castelo e de uma energia louca, que emanava de todos, bebês, moçada, velhinhos e até dos animados guardas. À meia-noite, um show lindo de fogos vindos do castelo deu boas-vindas à 2009.

Apesar da muvuca inacreditável de pessoas e da taxa imensa de bebuns, não vimos um incidente, apenas caras bonitas e felizes saudando o Ano Novo. Uma memória que vai ficar para sempre e que promete se repetir um dia, porque voltar em breve a Edinburgh é certamente, uma das minhas “New Year Resolutions!”

Performance céltica!

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Marina..
Legal conhecer mais um blog da área do turismo..
Conheci o seu pelo Best Blogs Brazil..
Por sinal, parabéns pela indicação e conteúdo.. Estão muito bons..
Fica o convite pra você também conhecer meu blog de viagens e turismo..
Abraços,
Thiago

N. Rodrigues disse...

E cá estava eu pesquisando feito uma louca sobre Edinbrááá (rs) quando achei o seu MARAVILHOSO e super bem-escrito blog.

Parabéns! É tão bacana, acima de tudo, saber que ele é escrito por uma brasileira muita linda, obviamente inteligente, viajada e bem-humorada. Uma graça, do começo ao fim!

Vou voltar!

Marina disse...

Obrigada Nicole! Que delícia de comentário!! Fico feliz que tenha curtido! Infelizmente estou em outra, agora em Melbourne!! Muito em breve vou começar a postar no meu novo blog: www.comopenaaustralia.blogspot.com e vc é mais do que bem-vinda para dar uma espiada nele! No meio-tempo, curta o do UK mesmo, que eu amo de paixão (sou mãe coruja mesmo!)!! Rsrsrs