quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Sunday Glory Sunday!


Cosmopolita Manchester

Uma das coisas mais interessantes de Manchester é a sua riqueza cultural. Povos de vários países convivendo e co-habitando o mesmo espaço numa aparente relação de harmonia. Esse domingo nos mostrou bem a dimensão dessa mistura de povos.

No clima de comemoração de 5 anos de casamento, eu e o Mário acordamos decididos a ter um dia bem alegre e dinâmico, e assim foi...

Cedo fomos para o centro, onde comemos pães de queijo no Boteco do Brasil, uma lanchonete com comidinhas brasileiras no shopping Arndale, e de lá fomos para o Opera House Manchester assistir um show chinês de celebração do início do Ano do Bufalo.

Entre danças e cantorias típicas, discursos de políticos e misses orientais, o evento “Made in China” divertiu mais os que entendiam mandarim do que os poucos ocidentais que ali tentavam transcender suas fronteiras. Muitos, inclusive nós, fugiram antes do fim, com um sentimento de “o que diabos estamos fazendo aqui?” Mas mesmo assim, foi válido festejar a chegada do Búfalo em meio aos legítimos chineses.

Saindo do teatro, nós nos deparamos com uma passeata reivindicando a libertação da Palestina. Centenas de pessoas com placas e megafones marcharam escoltadas pela polícia, que assegurava a eles o direito de protestar. A passeata parou o trânsito da cidade, mas ninguém buzinou, ou se manifestou contra a multidão ativista, mostrando se não solidariedade; no mínimo, respeito.

Já famintos, resolvemos dar uma parada no Curry Mile para conhecer o supermercado Meezan (que fica na Winslow Road) e fazer uma compra étnica para um jantar paquistanês. Descobrimos que tudo é muito mais barato lá e que há produtos regionais paquistaneses maravilhosos, por muito pouco! Com 13 libras, compramos muitas frutas (inclusive papaya, que nunca tínhamos achado aqui!), mushroom, pães típicos, sucos, peixes e temperos. Certamente, um lugar para se voltar várias vezes!

Manchester nos deu um domingo glorioso, com gostinho de café brasileiro, ares de um Ano Novo Chinês, gritos civilizados de uma passeata palestina, sabores condimentados de um jantar paquistanês! E assim, terminamos nossa noite: um pouco mais globalizados que quando que começamos; um pouco menos distantes desse mundo que só conhecíamos de ouvir falar...

Nenhum comentário: