segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Surfando nas ondas do UK!


Nas ondas do Mar do Norte


Saltburn


Mário, Liane e Empire, longe das águas geladas...

Quando pensava nos esportes mais praticados no UK, só me vinham à cabeça coisas meio esquisitas, como a caça à raposa, a corrida pelo queijo montanha abaixo, o críquete, o rugby e os tradicionais - tênis e futebol, famoso pelos hooligans. Difícil era imaginar que com o clima frio do UK, o surfe também fosse um esporte tão importante.

Este final de semana conheci um surfista brasileiro, o “Ban Ban”, que mora numa pequena cidade no nordeste do UK, chamada Redcar. Ele treina todos os dias, faça chuva, faça sol, ou faça neve. Com sua roupa emborrachada, pés de pato e prancha, ele se atira horas a fio no Mar do Norte, conhecido pelas baixíssimas temperaturas (que oscilam em média entre cinco e 19 graus). A praia de Redcar parece o Boqueirão de Santos, mas com bem menos gente e com correntes congelantes de ar vindas da Irlanda, em vez da deliciosa brisa abafada do litoral paulista. Mesmo assim, ele surfa feliz...

Vizinha à Redcar, fica a simpática Saltburn, uma pequenina vila costeira vitoriana, com um píer, uma linda colina e um mar bastante agitado. O jornal The Guardian elegeu o mar de Saltburn entre os 10 melhores do UK para a prática do esporte. As ondas de Saltburn são tão procuradas pelos surfistas do UK que existe até uma escola de surfe na cidade. Iniciantes podem ter aulas de duas horas, por 20 Libras. Mas como o surfe não é a minha praia, apenas caminhei pelas montanhas de Saltburn com o Mário, a Liane, esposa de Ban Ban, e o cão Empire, admirando de longe, a coragem daqueles que mergulham de cabeça no esporte.

Para dar apoio aos surfistas do UK, existe a British Surf Association, que reúne toda a informação sobre surfe, incluindo os campeonatos nacionais e internacionais.

Pode ser que as ondas daqui não sejam grande coisa, quando comparadas às do Hawaii, Austrália e África do Sul, mas bem que dão um caldo e fazem a alegria do povo, que assiste de camarote, à dança das pranchas nas águas geladas do UK!

2 comentários:

Michel disse...

Surf+UK é uma combinação muito doida mesmo! :D lembro bem dos surfistas esperando um tempão por uma onda, mas o prazer está na espera também! Para quem quer começar a pegar onda deve ser ideal!

Eu fiz um pouco de caiaque com um amigo em Bournemouth e mesmo sendo verão a água era bemmm fria! :) Mas foi bem legal, fizemos boa parte da costa porque o mar era bem tranquilo!

Bjo e paz! Michel
www.rodandopelomundo.com

Marina disse...

Que legal Michel! Então vc conhece o lado surfer da coisa aqui!!! Corajoso de encarar essa friaca, viu! Rsss

Fiquei bem voyeur mesmo, só apreciando de longe os que se atreviam nas águas geladas.

Caiaque em Bornemouth deve ser demais, hein! Tynemouth, acima de Newcastle também é bem famosa pelo surfe! Pelo visto a costa toda tem potencial! Falta só fazer calor de verdade!!! Rss

Bjos!